Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

quarta-feira, 23 de março de 2016

Et cetera



Eu, assim como muitos, já deve ter ouvido de um amigo que ele se sente enganado, traído pelo PT. Dizem que se desiludiram, estão decepcionados com Lula. Isso remete a um grau de ingenuidade política. Não se compra uma utopia, muito menos ideológica, para depois abandoná-la dentro da gaveta.

Todos os partidos divulgam agendas positivas, a literatura estatutária segue um padrão quanto aos objetivos sociais, diferem um pouco no conteúdo, mas a forma é bastante parecida.

Em relação ao PT, as pessoas apostaram que seria um partido diferente, porque trazia um discurso mais popular, com conhecimento orgânico profundo, por ter em sua origem os sindicatos dos trabalhadores urbanos e as ligas camponesas.

O PT foi fundado em 1980 e debutou em uma eleição em 1982. Muitos do que se dizem desapontados custaram a entender que Lula era uma liderança de fato, não aderiram de imediato ao discurso e, inclusive, destilaram preconceito contra a maior liderança do partido.

Até acolherem o PT, votaram em Fernando Collor e Fernando Henrique, quer dizer, fizeram suas obrigações com o sufrágio e viraram às costas desinteressados, como sempre. Quando resolveram dar um voto tardio ao PT, o fizeram com desdém, trataram o voto como esmola.

O PT em doze anos fez mais do que todos os outros governos civis anteriores, deu dignidade às famílias dos rincões mais distantes do país, por isso as manifestações fracassam nesses lugares e se vê uma maioria branca nas ruas em um país predominantemente de negros; Lula se transformou na maior personalidade das Américas, respeitado e homenageado em todo o mundo, falar dos programas em educação então...

A oposição não conseguiu vencer nas urnas e começou a perceber que ficaria um bom tempo fora do poder, então começou uma ação nacional, irresponsável, contra o governo da Presidenta Dilma, com objetivo de sangrar a história do PT, para que a sombra de Lula não pairasse e os ameaçasse nas urnas em 2018.

Ainda estamos vivendo uma campanha difamatória, o cenário é de crise política e de pré-convulsão social. Isso não pode interessar aos cidadãos, muito menos à democracia.

Quando encontrarem aquele amigo desencantado com o PT, lembre a ele que 'ainda estão rolando os dados’. Os outros partidos e seus membros nunca foram capazes de acender uma esperança dentro do seu peito; diga que a gente acredita na liberdade porque vivemos em um país jovem; que não queremos convencê-lo a pensar como pensamos, mas precisamos que ele resgate a confiança, a auto-estima, a esperança, e assim por diante.

Ricardo Mezavila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário