Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

Textos de outros autores

Canção para uma valsa lenta (Mario Quintana)

Minha vida não foi um romance… Nunca tive até hoje um segredo. Se me amar, não digas, que morro De surpresa… de encanto… de medo… Minha vida não foi um romance Minha vida passou por passar Se não amas, não finjas, que vivo Esperando um amor para amar. Minha vida não foi um romance… Pobre vida… passou sem enredo… Glória a ti que me enches de vida De surpresa, de encanto, de medo! Minha vida não foi um romance… Ai de mim… Já se ia acabar!



















Somos sim, responsáveis por nossos irmãos!
(Sueli Panagio)

Bar do velho oeste
Não que eu queira carregar toda culpa do mundo em minhas costas, como nas músicas de Lupicínio Rodrigues, e nem fazer dramalhão pelas dores do mundo, mas sinto que somos responsáveis pelas pequenas coisas do dia a dia, onde de alguma forma podemos melhorar a vida de outrem com pequenos gestos.

Fiquei estarrecida ao ver a imagem da morte desumana de Kadafi, retrato do período em que foi ditador. Não gosto do olho por olho e dente por dente, acho que só maltrata a quem participa.

Decerto que o ódio é um sentimento inerente ao homem, mas se pudermos evitar...tenho certeza que viveremos melhor. Mas voltando as pequenas ações do dia a dia. Ontem voltando do trabalho me deparei com um senhor de mais ou menos uns oitenta anos. Ele se encontrava sentado no chão sem conseguir levantar. Todos passavam e o ignoravam. Fui  até ele e perguntei se queria uma ajuda para levantar, ele aceitou , porém após levantar não tinha o menor equilíbrio(estava alcoolizado).

Insisti em levá-lo até sua casa, mas ele negou. Disse que eu poderia seguir que se encarregaria de chegar ao seu destino segurando nas paredes. Segui e fiquei no ponto de ônibus observando e  vi que ele cairia a qualquer momento. Todos que estavam próximos viram, porém ninguém se manifestou.

Ouvi de pessoas de um bar em frente, que ele era freqüentador daquele local e vivia caindo, já era rotina. Que rotina!! Então pensei: Estou vendo que ele vai cair, que vai se machucar, que está se dirigindo ao bar, que pode até sofrer um acidente, e nós aqui do ponto de ônibus assistindo a tudo. Decidi: na minha frente ele não vai cair! Fui até ele e perguntei se estava indo  para o bar, ele ficou me olhando, respondeu que sim, então lhe disse que não estava ali pra julgá-lo, e que o levaria até lá , o colocaria sentado com sua cervejinha e , só assim, conseguiria ir para casa sossegada. Ele beijou a minha mão e fomos até o bar. Voltei para o ponto de ônibus tranqüila.

Essas pequenas ações que realizamos pode melhorar o mundo: um abraço, uma palavra, um sorriso. Somos responsáveis por  tudo que nos cerca.


Sueli Panagio

2 comentários:

  1. Oi, vi que vc também está procurando Gregório Panagio Filho e Maria Angélica Panagio. Sou prima deles e também perdi o contato. Por favor, você conseguiu localizá-los

    ResponderExcluir
  2. Paula, por favor, deixe e-mail de contato.

    ResponderExcluir