Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Enquanto você escolhe a fantasia...





O vírus zika explode de forma significativa e vai penetrando em outros territórios além do nosso, segundo a OMS. No Brasil a organização estima que 1,5 milhão de casos da doença foram detectados. Outros vinte e três países registraram a presença do vírus. Um caso da doença nos EUA ocorreu em um homem que tinha visitado o Brasil. Especula-se aqui que o vírus entrou no país durante a copa do mundo.

Com o advento das Olimpíadas e Paralimpíadas em agosto, no Rio, governos do mundo todo alertam para que mulheres grávidas não viagem para cá. A ocorrência de microcefalia em bebês passou de 147 casos em 2014 para 4 mil em 2015. Reportagem publicada no NY Times ressalta que o Brasil teria aconselhado as mulheres para não engravidarem até que o surto passe. O Ministério da Saúde nega o conteúdo da reportagem.

A crise financeira do governo do Rio de Janeiro se instalou definitivamente nos hospitais. O Hospital Universitário Pedro Ernesto, um dos mais atingidos, está antecipando a alta de pacientes e suspendendo cirurgias eletivas, somente 30% dos leitos estão ocupados. A Faculdade de Ciências Médicas da Instituição é considerada uma das melhores unidades formadoras do país.

Pelos corredores do hospital quase não se vê médicos e pacientes, mas sacos de lixo amontoados a espera de recolhimento. No centro cirúrgico, com capacidade para mais de uma dezena de procedimentos ao mesmo tempo, apenas uma cirurgia complexa é realizada por dia, além de uma e outra com maior urgência.

O governador Pezão parece perdido no caos, lembra um cego em meio ao tiroteio. E não pode dizer que pegou o estado às escuras, porque seu antecessor e mentor, Sergio Cabral, teve dois mandatos a frente do estado. Enquanto isso, o prefeito Eduardo Paes, festeja suas obras, empresta dinheiro para o estado, parece que vive uma no mundo de “Bob”, em uma realidade distinta. É claro que a crise mundial, a baixa no preço do barril de petróleo e a crise política, são eventos importantes nesse momento “destrambelhado” do nosso amado Rio de Janeiro.

...e o Eduardo Cunha, hein?!


Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário