Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

As bolhas nos dedos de Ringo





Quando Ringo Starr gritou: “I've got blisters on my fingers!”, no final do 18º take de Helter Skelter no estúdio, não imaginava que aquele som criado para ser sujo, confuso e barulhento, que é considerada por muitos como a primeira música hard rock da história, serviria de inspiração para Charles Manson, líder psicopata responsável por vários assassinatos nos Estados Unidos, no final dos anos 1960.

Manson era mentor intelectual de um grupo que acreditava que uma guerra racial era iminente e que os brancos seriam exterminados pelos negros. Teorizava que, quando os artistas de Hollywood começassem a morrer, algum negro seria acusado e uma convulsão social seria inevitável. Ele e sua “família” - todos brancos -, que se julgavam rejeitados pela sociedade, planejavam esconder-se em um poço, denominado de “poço sem fundo”, que existia em algum lugar no deserto californiano. Quando a “guerra” terminasse, eles sairiam do poço e Manson governaria o mundo.

Em suas viagens abastecidas pelo ópio, Manson interpretava que na letra de Helter Skelter havia mensagens subliminares do apocalipse e que existia uma data para que tudo começasse, mas como passou o prazo e os negros não iniciaram a “guerra” racial, seu grupo - Manson nunca participou diretamente -, passou a assassinar pessoas brancas para que algum negro fosse acusado e, por fim, a profecia acontecesse.

Charles Manson tinha o hábito carinhoso de batizar suas seguidoras. Susan Atkins era chamada por ele de Sexy Sadie, outra canção dos Beatles, que tem origem na Índia quando os músicos foram visitar o guru Maharishi, por insistência de George Harrison. Junto ao grupo estava a atriz norte-americana Mia Farrow. John Lennon ouviu que o guru havia dado uma cantada em Farrow e que praticava sexo com suas discípulas. Indignado, Lennon voltou para Londres e fez uma canção que dizia: Maharishi, o que foi que você fez? George Harrison o aconselhou que trocasse Maharishi por Sexy Sadie, John acatou.

Robert Shumann disse: “A música é a linguagem que me permite comunicar com o além”. A música é o bálsamo onde podemos encontrar o conforto de uma melodia suave que alivia o peso de um dia cansado, mas também pode ser o transporte para o inferno, principalmente se os acordes tradicionais forem tocados em power chord.

O rock, de uma forma ou de outra, sempre esteve ligado ao ocultismo, ao incentivo à rebeldia e ao vandalismo de jovens violentos. No caso de Helter Skelter, Manson especulou que ela continha mensagens da apocalíptica guerra racial, que os Beatles eram os “quatro cavaleiros do apocalipse” – ele se julgava o quinto -, e que fizeram essa revelação. Charles está com oitenta anos e cumpre prisão perpétua.


Ricardo Mezavila - escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário