Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

‘Sir’ Chico Buarque



Na escala hierárquica da nobreza estão os títulos de Duque, Marques, Conde, Visconde e Barão. Na idade média esses fidalgos eram a elite, e recebiam do rei um pedaço de terra onde faziam o que bem entendessem. Com o passar do tempo outros títulos nobres foram surgindo, alguns nem tanto elite assim. Como o rei ‘disso’, a rainha ‘daquilo’, os príncipes, os mestres e os menestréis.

O Brasil é um país repleto de monarcas, de imperadores e de Cartolas. A música brasileira é muito fértil, gera gênios, poetas, malucos e boêmios. Um representante autêntico da maior escala da nobreza brasileira, não só na música, mas em tudo o que diz respeito à corte e aos súditos, é sem dúvida o senhor Chico Buarque de Holanda.

Chico Buarque está para o Brasil, assim como Paul McCartney está para o Reino Unido. É literalmente um ‘Sir’, que se vivesse em terras britânicas já teria sido honrado pela Rainha. O protagonismo político de Chico é notório, todos sabem de que lado ele está, o que pensa sobre o momento político atual.

Chico Buarque me representa desde sempre, mesmo quando brincava de ‘Julinho’, aliás, acredito que, mais do que despistar a censura, Chico criou esse personagem popular para ficar mais perto da gente, como se não bastasse sua presença nas letras de suas músicas.

Se tem alguém no país que tenha unanimidade, mesmo com o carimbo da burrice como disse Nelson Rodrigues, esse alguém é o ‘Guri’ da ‘Construção’.


Ricardo Mezavila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário