Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Os estudantes e os ratos



É reconfortante, politicamente, as atitudes dos estudantes que ocupam as escolas contra a reorganização iniciada, arbitrariamente, pelo governo tucano, em São Paulo. Um estudante disse: "Minha relação com a escola mudou. A gente agora se sente dono dela e não tem mais volta." É a educação sendo transformada de baixo para cima. Isso que eu chamo "Reforma de Base".

Enquanto isso, a lama do Congresso vai se espalhando a cada dia, a cada sessão no plenário, ou no Conselho de Ética. Homens com mandatos sufragados pelas urnas para representarem com dignidade a sociedade, praticam as mais absurdas manobras, ferem a Constituição sem o menor pudor. Criaram um cinturão de proteção ao seu líder que interfere nos processos em que é acusado. Uma vergonha!

Homens bem sucedidos em suas áreas como o deputado Júlio Lopes (PP-RJ), Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Rodrigo Maia (DEM-RJ), articulam e desarticulam, sem nenhum constrangimento, em favor do golpe contra a democracia. Vale lembrar que o impeachment está previsto na constituição, mas os ritos precisam ser rigorosamente seguidos, o que não está acontecendo, por isso há evidencia irrefutável de golpe.

O vice-presidente Michel Temer, homem importante na hierarquia do PMDB e do país, submete-se ao ridículo quando encaminha uma carta chantageando a Presidenta Dilma Rousseff. Michel é homem sem caráter, sem personalidade, covarde, desonesto e traidor. Aliás, esses adjetivos fazem parte da cartilha dos partidos que estão na oposição.

A mesa da presidência da Câmara parece mais um ninho onde cobras e ratos convivem em perfeito pacto antidemocrático, fedem a lixo orgânico represado. Numa atitude idiota e desrespeitosa com o eleitor e com a Casa, empunham bonequinhos de papelão em alusão ao ex-presidente Lula, que esmaga todos eles só com a primeira linha de seu currículo político, de reconhecimento mundial.

A sociedade sabe que com democracia não se brinca, foram muitos anos para chegarmos até aqui, muitas vidas interrompidas, muitos sonhos em meio a muita luta. Não podemos entrar nesse bloco e gritar suas palavras de ódio, fomos educados para sermos alegres e livres. Os deputados e senadores que lá estão, em sua maioria, representam grupos financiadores de campanhas, o corporativismo, os interesses do capital estrangeiro e a cultura da corrupção.

A ocupação dos estudantes deve servir de exemplo a ser seguido. Eles sentiram que, unidos são resistentes e agora querem mudar a escola. Isso nos traz a certeza de que a luta vale a pena, e que as pedras do caminho são sinais de que a travessia não é fácil, mas é consagradora.


Ricardo Mezavila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário