Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Cruzado da Esquerda





Tudo começou na tumultuada passagem da faixa presidencial do sociólogo e professor, representante da elite, que lecionou na Europa e EUA, para o presidente eleito; o metalúrgico e nordestino, formado na vida, oriundo da classe trabalhadora. Houve ali, na transmissão da faixa, o simbolismo da negação dos direitos de justiça, da inconformação do resultado das urnas, da insuportabilidade de admitir um estranho ao sistema assumir o cargo máximo da República. 

Um dia isso tinha que acontecer, mas não imaginavam que o “peão” iria se transformar no político mais respeitado da América Latina e uma das maiores lideranças do planeta. Quem disse isso? Muitos disseram isso, mas os títulos que o torneiro mecânico recebeu mundo afora falam muito mais. Foi homenageado com uma estátua nos jardins das Organizações dos Estados Americanos – OEA.

“Vocês pensam que Lula é um tesouro de vocês, mas é um tesouro Global”. Esse pensamento de Bono Vox (ele mantém uma organização - ONE - que luta por igualdade), qualifica a importância do ex-presidente para o mundo.

Muito contrariada, a elite brasileira, ainda teve de engolir uma mulher suceder o operário, e sentar na cadeira que foi dela por mais de meio milênio.

A política gosta de celebrar a ignorância, as excrescências de ideias, mas, por outro lado, algumas vozes, como a de Marieta Severo, amenizam e indicam direções, como na resposta a uma tentativa de manipulação: “Eu sou, sempre, otimista. Não acho que nós sejamos o país da desesperança. Para mim, tem uma coisa que é muito importante, a inclusão social”.


Ricardo Mezavila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário