Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

quarta-feira, 15 de julho de 2015

O Lamborghini da Dinda




Os carros apreendidos na Casa da Dinda vão direto para o lava jato da polícia federal. Estão na fila, além da Ferrari, do Porsche e do Lamborghini, outros artigos de outras casas, de outros proprietários que, se não são necessariamente automóveis de luxo, andam precisando igualmente de uma geral em suas procedências. Aliás, a polícia federal já chegou até à "jóia da coroa", dando a entender de que o rei estaria com as calças nas mãos. Grande parte da sociedade brasileira quer ver o rei nu e, de preferência, atrás das grades.

O esquema de financiamento político pelas grandes empreiteiras sempre existiu, o que não estamos acostumados a ver, infelizmente, é  o circo midiático que se transformou as imagens de  homens ricos e influentes saindo de suas mansões algemados. A aproximação da alta cúpula empresarial com os representantes do poder público não é ilegal, mas quando existem contratos públicos bilionários sendo assinados, quando políticos são investigados por recebimento de propinas, aí a relação cria um elo de viés criminoso.

Ano passado a PF realizou várias operações, as mais significativas foram:  Operação Cavalo de Fogo: que objetivou desarticular organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas;  Operação Oversea: que desarticulou grupo que operava as inserções ilícitas da droga em cargas que partiam do Brasil pelo porto;  Operação Darknet: operação que pretendia combater a pedofilia e confirmar a identidade de suspeitos e buscar elementos que comprovem os crimes de armazenamento e divulgação de imagens e abuso sexual de crianças e adolescentes;  Operação Panóptico: operação que visava reprimir o tráfico de drogas e Operação Borborema 2: operação que visava desarticular uma organização criminosa voltada para o tráfico interestadual de drogas e armas que atuava na Paraíba. Além dessas foram realizadas mais 281 operações, que culminaram em 2.137 prisões.

Políticos oportunistas da oposição aproveitam o espaço e a liberdade que a Presidenta Dilma abriu para as investigações e desfilam montados em uma falsa ética, uma suposta isenção sobre tudo o que tem investigado. Se, seus nomes não estão na lista da operação do momento, estavam em outras listas em operações anteriores. A elite paulista é a que mais se abraça ao conteúdo das investigações. Os tucanos sobrevoam a tarde inteira entre os girassóis do Planalto, ora com a astúcia do gavião, ora com a fome dos urubus.

Esperamos que o Lamborghini saia do lava jato limpo, depois de uma lavagem geral com shampoo; limpeza profunda e higienização; enceramento, polimento e cristalização. Que os arranhões da lataria sejam removidos, que a ferrugem do chassi seja eliminada sem prejuízo à numeração, mas se a oxidação tiver destruído a gravação dos números, vamos remarcá-lo e continuar com segurança a viagem.

Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário