Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

terça-feira, 24 de março de 2015

A Lei Simonal


Maitê


Impressionante como o tempo realmente tem a capacidade e o poder de transformar a história. O que era culpa vira inocência, o castigo vira perdão, a condenação vira indulto, a acusação vira defesa. Parece que existe uma entidade divina ou profana, que se encarrega de riscar o que estava escrito para atender oligarquias.

Recentemente o Brasil assistiu ao documentário “Ninguém sabe o duro que dei”, sobre o cantor Wilson Simonal. Para quem ainda não sabe, Simonal fez muito sucesso nas décadas de 1960/1970, emplacando um sucesso atrás do outro. Era assumidamente debochado e mascarado. Negro, em uma época onde brancos e militares comandavam as artes e a política, ironizava sua condição de novo rico com ironia e arrogância.

Acreditando que tinha sido vítima de um esquema financeiro e iludido pela fama e pelo dinheiro, Simonal abusou das bravatas, usou seu prestígio de artista para se aproximar dos órgãos de opressão da época para dar um “corretivo” violento em seu contador nas dependências do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), órgão repressor perseguidor de artistas e intelectuais da esquerda.

O excepcional showman foi acusado, por conta do episódio, de trabalhar para o regime militar, a mídia e a esquerda o tratavam como dedo duro da direita. Seus colegas artistas o crucificaram e o abandonaram, não fechava contrato para shows e viveu no ostracismo até o fim de sua vida. Foi torturado, não com a tortura física dos porões, mas a tortura de ter que conviver com o erro imperdoável da delação.

Antes de morrer, já doente,  conseguiu provar sua inocência, que nunca foi reconhecida pelo público. No documentário aparecem artistas, que na época se calaram permissivamente, quase pedindo perdão ao artista injustiçado. Simonal foi vítima do seu despreparo, por não saber fazer a leitura de um contexto adverso socialmente, pensou que sua origem pobre tinha sido riscada da história, e se valeu da prepotência e da “prata”, suas armas insustentáveis.

Hoje no país, com as investigações indo a todo o vapor, os intocáveis artistas, protegidos por uma rede de interesses, começam a aparecer em listas de bancos suíços. Até agora não surgiu nenhum nome com o perfil social do cantor de “País Tropical”. Alguns conseguiram bons financiamentos através da Lei Rouanet e do Fundo Nacional de Cultura para justificar meia dúzia de cenários pintados com guache.

Por conta disso, pelo peso e pela medida, peço a criação informal da Lei Simonal, para punir com o ostracismo todos os artistas e intelectuais corruptos, que vão a público pedir transparência e fazer selfies, mas que no privado são beneficiados pelo esquema, sem a arrogância quase ingênua do Simonal, mas com as unhas grandes e afiadas  das piores rapinas.

Ricardo Mezavila.


Nenhum comentário:

Postar um comentário