Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

sábado, 9 de agosto de 2014

A filha de Maiakovski


Yelena
O poeta russo Vladimir Maiakovski tem uma filha, Patrícia Thompson, nascida de um relacionamento relâmpago entre ele e sua mãe, Ellie Jones, emigrada russa que vivia nos Estados Unidos, eles se conheceram quando o poeta foi palestrar em Nova York, em 1925. Patrícia nasceu no ano seguinte, Ellie se casou e a menina foi criada pelo padrasto, mas sempre soube quem era seu pai biológico. Só as pessoas íntimas do poeta sabiam da existência desta filha.

Durante sessenta e cinco anos, Patrícia conviveu com esse segredo e só o revelou quando seus pais morreram, indo até à Rússia revelar sua identidade. Hoje Patrícia também se chama Yelena Vladimirovna Maiakovskaia, é professora de filosofia em uma universidade em Nova York, tendo escrito alguns livros. Ela não reivindicou nada sobre o trabalho deixado por seu pai.

Essa história ficaria linda se fosse contada na linguagem do cinema. A mulher que, sabendo que era filha de um dos maiores poetas da Rússia, mantinha esse segredo que, certamente não foi uma escolha sua. Fiquei curioso em ler seus livros, talvez sejam sobre filosofia e nem faça referencia sobre seu pai, mas seria interessante ter um livro traduzido para o português da filha de Maiakovski.

A revelação foi feita há vinte e um anos atrás e eu só fiquei sabendo disso hoje, véspera da data em que se comemora o dia dos pais, portanto poeta, a quem tanto admiro e que sempre foi referencia política e revolucionária; que apresentava seu passaporte vermelho com orgulho nos aeroportos dos países para onde viajou; que surgiu para mim de dentro de um livro sem capa, encontrado no sótão de uma antiga gráfica; que chegou até os dias atuais como se estivesse metido em um terno cinza e participando de saraus poéticos; fica assim poeta: o barco quebrado pelo cotidiano está refeito, e nele navego nas águas futuristas, com uma quota de tristeza parecida com a sua, e com uma saudade paterna que sei que agora você me entende, para lhe desejar um feliz dia dos pais.

Ricardo Mezavila.


Nenhum comentário:

Postar um comentário