Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Sendo gentil na Juan D. Jackson


teatro solis


Indo para o Museu de Arte de Montevideo, acabamos descobrindo Juan Zorilla de San Martin, poeta uruguayo e, agora, também museu. Gostei de uma frase sua: “Velar se debe la vida de tal suerte que viva quede en la muerte”, alguma coisa tipo a vida deve prevalecer sobre a morte. Não fomos ao Museu de Arte, ficou para depois. Depois de dois dias já me sinto parte da atmosfera da cidade. Andamos por várias ruas e conversamos com algumas pessoas, todas muito simpáticas, mas ainda não sabemos quanto tempo leva caminhar quatro quadras. Em um cálculo prático e rasteiro, concordamos que sejam uns dez minutos.

Quando entramos no ônibus 117 com destino a Plaza Independência os bancos estavam vazios, durante o percurso foram entrando muitos passageiros e, como de costume quando estou em transporte público, cedi meu lugar para uma senhora que disse que estava a bajar (descer) do ônibus e agradeceu. Eu estava segurando o meu livro e ela perguntou quem era o autor, meio sem graça disse que eu era o autor, ela fez uma cara de surpresa e fez duas perguntas, uma foi lógica, mas a outra não entendi muito. Primeiro perguntou de onde nós, eu e Sueli, éramos, quando soube perguntou se éramos religiosos, eu respondi que si, nosotros somos religiosos, ela fez um ar de aliviada e disse: “encantada” , e desceu na Calle Juan D. Jackson.

Percorrendo a cidade conhecemos a sede antiga da presidência, um prédio que no governo de Venâncio Flores passou a ser sede do executivo. O prédio histórico hoje é um museu, na mesma linha do palácio do Catete, que guarda mobílias, pertences, fotografias e tudo o que se manteve daquela época, infelizmente não se pode fotografar, mas vale muito a pena conhecer, vimos coisas lindas. Lá está a carruagem, em madeira, que fez a última diligência que levou Maldonado, não sei para onde, mas levou. A enorme diferença desse museu para o Catete, é que a nova sede, que foi construída em 1985, está ao lado da antiga, separadas por duas ruas, aqui o Catete foi para o centro do país para garantir distância do povo.

Também visitamos a sede nova do governo, prédio moderno com esculturas lindas no saguão. É ali que Pepe despacha. Seguindo o roteiro fomos conhecer a igreja da Catedral, tudo muito barroco e indescritível, só vendo. Outra dica é pegar o Bus Tour, ônibus de dois andares, o de cima é aberto, no Mercado Del Puerto, ele passa por vários pontos turísticos, em duas horas e meia e dá para fotografar muito bem, tem que constar no roteiro. Seguindo com as dicas, a pizza no bar “Tranquilo” é boa e a cerveja de um litro, “Patrícia” é boa também, o que me deixou surpreso. Com o frio que faz no inverno, hoje fez oito graus, é melhor beber vinho CUNA da uva TANNAT, só encontramos seco, eu até prefiro, e tem um cheiro de uva super agradável.

Enfim, sou um uruguayo solidário, comprei minha bombilla, mate e cuia. Não queria falar, mas também comprei uma camisa da seleção, a Celeste, e vou para frente da prefeitura  amanhã, estava procurando a 21 do Cavani, mas não tinha do meu tamanho, então tive que levar a 9 do Suárez. Não estranhem se eu voltar mordendo!


Ricardo Mezavila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário