Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

quinta-feira, 3 de julho de 2014

A esquina da rua sem saída


montevideo


Ninguém pode se considerar perdido em um lugar que não conhece, porque quanto mais se tenta encontrar a direção, mais se descobre lugares escondidos que estão fora dos mapas e das visitas. Ruas sem placas, jardins vazios, escadas curtas, árvores secas, uma velhinha na janela, um carro antigo, um pássaro diferente, a esquina de uma rua sem saída.

O que pensava a senhora quando perguntamos se o museu estava próximo? Podia estar pensando em alguém que está viajando, no Brasil talvez; podia estar preocupada com algum filho, com o que dizer ao marido para por fim ao casamento; podia estar memorizando os produtos que compraria no mercado porque não quis levar a lista e nós a interrompemos e ela saiu dali confusa e talvez tenha voltado para casa para pegar a lista.

O guarda em frente ao Museu, antiga sede do governo,  foi muito solícito, comentamos que seu castelhano era bastante compreensível e ele disse orgulhoso que era da Riviera. Depois voltou para o seu posto “em sentido” e consentiu com a cabeça que subíssemos e aproveitássemos da história que aquele lugar ostenta.

No hall da sede atual do governo tem uma escultura de três homens sentados em volta de uma mesa e uma cadeira vazia, atrás desta cadeira está escrito “PUEDE SENTAR”, nós que estamos acostumados com “não pise’,“não olhe”,”não sente”, tendemos a não acreditar que existe uma permissão por escrito, olhei para fora e um policial nos observava, ele percebeu a nossa dúvida e fez um gesto amistoso com as mãos de que poderíamos sentar.

Nada melhor do que caminhar observando o entorno, descobrindo e comparando realidades distintas, agregando conhecimento e acrescentando conteúdo cultural, sempre com bom humor e um tempo para uma prezepada básica e um carimbo da imigração no passaporte, nem que seja do MERCOSUL.

Ricardo Mezavila.



Nenhum comentário:

Postar um comentário