Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

segunda-feira, 7 de julho de 2014

O quarto 901 está vago

king size


Hoje os uruguayos foram ao aeroporto receber a seleção derrotada, o presidente Mujica também. Eles perderam a copa, o melhor jogador fez um papelão que para qualquer brasileiro seria imperdoável, ele prejudicou a seleção tem que ser punido como punimos Roberto Carlos, que foi muito menos irresponsável naquele jogo contra a França em que abaixou para consertar o meião e Thierry Henry fez o gol. Ontem no jogo contra a Colômbia Suárez colocou um telão em frente à sua casa e mais de mil torcedores estiveram por lá torcendo e dando uma força para o artilheiro.

Isso dá um nó na consciência, nós não respeitamos quem erra, estamos muito aquém do patriotismo de países latinos americanos, não falo isso porque presenciei e estou aqui, isso é notório, não construímos uma independência com luta e reivindicações, deram um grito à beira de um rio e a história coroou quem já era rei. Foram poucos os que tiveram a coragem de não abrir mão da liberdade, de sair do estado letárgico e morrer pela causa que acreditava e essa minoria não está registrada na história.

Andamos por Montevideo de um lado ao outro, em bairros distantes que não estão nos roteiros que os hotéis oferecem, conhecemos pessoas humildes, mas não vimos ninguém dormindo pelas ruas, estivemos em todos os pontos turísticos e nenhuma criança veio nos pedir esmola, nenhum homem pediu para que pagássemos uma bebida, não vimos nenhuma mulher com um filho no colo sentada na calçada. Mesmo quando fomos ao jogo na praça lotada não vimos nenhum suspeito olhando para nossos pertences.

Nosso país era para ser o melhor se não fosse a bagunça institucional desde o começo. Países pequenos como o Uruguay com recursos parcos se comparados ao nosso, conseguem manter um padrão de educação anos-luz do nosso. A educação das pessoas foi o que mais chamou a nossa atenção, não a educação do “por favor” e “obrigado” que nos ensinam como sendo as mais importantes, quando na verdade só nos submete à subserviência, mas a educação de amar o país, de respeitar a cidadania, de valorizar a história e dividir isso com os filhos.

Amanhã o quarto 901 estará vago para mais um casal desfrutar da cama King Size e de todo o conforto que o lugar proporciona, nossas malas estarão cheias de pequenas lembranças, de doces e suvenir, mas a experiência de ter caminhado por aqui sem medo, com frio, com dinheiro estranho, tendo admirado as crianças que saíam da escola com jaleco branco sujo de terra porque teve uma feira de ciência da escola, isso vai ficar para sempre, assim como o cachorro, não lembro o nome, embalsamado no museu e como o Rio da Prata que tem água salgada e parece um mar.

Vinicius de Moraes morou aqui em Pocitos e escreveu: "Também eu deixava-me estar no terraço de meu apartamento, um dos mais altos de Pocitos:  (...) eu por minha vez, ante a ideia de compartilhar com a bem-amada a visão dos amplos espaços crepusculares do estuário do rio da Prata”.


Ricardo Mezavila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário