Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Chivitos em la Punta Carretas



shopping punta carretas

Montevideo é uma cidade aparentemente tranquila e um pouco vazia se comparada com o Rio, por exemplo. Um vento úmido não para de soprar, tive a impressão de que estava chuviscando, mas era a umidade. Quando sobrevoamos Montevideo vimos muitos campos bem cuidados e várias comunidades rurais. A temperatura está doze graus e, por incrível que pareça, quando caminhava pelas ruas, eu estava menos agasalhado do que os uruguayos, parecia que eles eram os turistas e eu estava indo para casa depois de um dia de trabajo.

As lojas estão bastante enfeitadas com bandeiras do país por conta do bom momento na copa, nas janelas também avistamos bandeiras, assim como nos sinais de trânsito. Estão falando muito sobre a mordida de Luizito Suárez por aqui, tratam o assunto como “el caso Suárez”, dizem que o zagueiro da Itália já estava arranhado e que o juiz foi justo em não ter expulsado o atacante, na verdade estão com receio de que o artilheiro seja punido e não enfrente a Colômbia no sábado. Até o presidente Mujica, quando falava sobre educação pública se pronunciou quando foi surpreendido por um repórter que queria saber sua opinião: “No vi ninguna mordida de Suárez”

Quando íamos para o hotel conversamos com o taxista sobre política, turismo, futebol e marijuana. Foi a nossa primeira oportunidade de treinar o “portunhol” e nos saímos muy bien. Ele nos deu algumas dicas interessantes que vamos tentar aplicar. Subimos ao quarto e descemos imediatamente para comer “qualquer coisa” e acabamos indo para o Shopping Punta Carretas, comemos Chivitos, um sanduíche enorme com queijo, presunto, bacon, ovo, batata frita, tomate, alface, cenoura, pepino e pimentão, que é servido no prato. Acho que não vou ter coragem de encarar outro.

O uruguayo de Montevideo tem as características muito semelhantes com nosotros, se não abrirmos a boca passamos por um deles. Na telemundo, canal de televisão, está passando “La Guerrera” , ou seja, Salve Jorge, telenovela brasileira. O taxista disse que a novela Avenida Brasil fez grande sucesso aqui, mas ele não assiste telenovelas porque só ensinam como roubar e matar, foram suas palavras. No mais, achei engraçado algumas lojas vendendo um lençol azul com o número 50, insinuando ser o fantasma do maracanazo e o chopp pilsen é muito ruim.


Ricardo Mezavila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário