Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

terça-feira, 29 de abril de 2014

Enquanto descascam bananas...




Garapa : Documentário


Hoje parece que o mundo acordou mais justo por conta da campanha #somostodosmacacos que uma agência de publicidade tinha preparado para o jogador Neymar Júnior, mas que teve de ser antecipada porque o Daniel Alves comeu a banana antes do ex-jogador do Santos. Acordamos hoje com sentimento de dever cumprido e de alma lavada na luta contra o racismo, estamos fazendo história, estamos aqui para vencer, entramos na guerra com nosso exército de bananas em punho.

O gesto de solidariedade das celebridades repercutiu muito bem e já fazem a diferença nas escolas no Taiti; a generosidade dos endinheirados comoveu as famílias que vivem em estado grave de insegurança alimentar no interior do Ceará; a grandeza dos bem-aventurados foi suficiente para diminuir os maus tratos e torturas sofridas pelos trabalhadores rurais no sertão baiano.

Enquanto descascamos essas bananas virais no mundo virtual das camisetas, das mídias imbecis e das campanhas oportunistas, o mundo real perde cada vez mais a sua importância. Cada banana atirada equivale a uma atitude concreta a menos dentro do contexto do que acontece com pessoas desassistidas. Talvez a melancia fosse a fruta que melhor representasse a ocasião. Artistas, esportistas e políticos aproveitam o incidente no estádio espanhol para aparecer, fazer campanha, carimbar e vender a imagem do politicamente correto.

Fiquemos atentos, porque com tantas bananas sendo consumidas por aí, podemos escorregar em uma casca mal intencionada e cair no engodo de que realmente somos todos um só. Não se iludam porque a elite só é igual quando precisa de uma escada para subir mais um andar na escala econômica. Na nossa frente são macacos tímidos comendo bananas, mas por trás são cobras que engolem primatas com casca e tudo.


Ricardo Mezavila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário