Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

sábado, 8 de março de 2014

Quem é da Crimeia não “bobéia"



internet


Qualquer Ucraniano conhece Taras Shevchenko, grande escritor, poeta, cantor, artista plástico e símbolo nacional da Ucrânia, que lutou até o último dia da sua vida pela independência daquele país, no século XIX. Em um de seus poemas escreveu: “Lavem a sua liberdade com o sangue dos inimigos”. E é em frente à sua estátua que centenas de ucranianos encontram-se para protestar contra a presença militar russa na Crimeia.

Como se sabe a Crimeia é uma república autônoma (chama-se assim por ter um certo grau de autonomia do país a que pertence), da Ucrânia, localizada na península do Mar Negro, está no centro da disputa entre a Ucrânia e a Rússia. O ex-presidente da Ucrania fechou acordo comercial com a Rússia em detrimento à União Européia e o parlamento da Crimeia por unanimidade votou a favor da anexação da península à Rússia, tendo iniciado manifestações pelo país. Com a intenção de dar legalidade ao acordo, foi agendado um referendo para o próximo dia 16, mas para a população etnicamente ucraniana, que representa 25% da população, não há base legal que faça com que a Crimeia pertença à Rússia, e estão querendo boicotar o referendo por considerá-lo ilegal, receiam perder direitos caso o governo russo assuma o governo da região. Já a população russa que vive na Crimeia vai votar e o resultado pode ser o estopim para o início de algo maior e temeroso.

Alguns conspiradores de plantão veem nesse embate a possibilidade de a União Européia abocanhar a Ucrânia para as suas bandas, aliada à Obama que, segundo os conspiradores, pensa em aproximar mísseis das fronteiras russas caso a Ucrânia faça parte da União Européia e,conseqüentemente, da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Conspirações à parte, o governo interino da Ucrânia, que é pró União Européia, e o governo russo tem que administrar a situação com diplomacia para que uma eventual vitória a favor da Rússia não se transforme em guerra naquela região.

A provável pergunta que será feita no referendo é: "Você é a favor da reunificação da Crimeia com a Rússia como parte da Federação Russa?" A consulta popular terá uma segunda questão: "Você é a favor que volte a vigorar a Constituição da Crimeia de 1992 e o status da Crimeia como parte da Ucrânia?".

Barack Obama sustenta que o referendo violará o direito internacional, mas o governo da Ucrânia, apoiado pelo presidente americano, disse que lançará um procedimento para dissolver a assembléia regional da Crimeia, ou seja, será uma violação apoiada pelos EUA.

A quem apoiaria o poeta Taras Shevchenko se vivo estivesse. Pesquei essa frase de um se seus poemas que é a cara de um dos personagens dos acontecimentos: “Abra a taberna: Ó, taverneiro maldito! Ou terás de arrepender-te... Abra logo! Derrubem as portas, até que apareça o velho trapaceiro inútil!”

Aos dois milhões de habitantes da Crimeia, expresso a solidariedade de quem viu a unificação de seu estado sem referendo nenhum, na marra. Deixo também a minha mensagem dentro do meu carioquês: Quem é da Crimeia não bobéia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário