Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

quinta-feira, 13 de março de 2014

O monstro dentro de você



Todo mundo já ouviu dizer, ou disse, que há um monstro dentro de cada um de nós. Isso significa que há desejos reprimidos, vidas insatisfeitas e rotinas maçantes pedindo mudança, exigindo urgência nas atitudes. Mas tem gente que alimenta o monstro de inércia, apatia e fraqueza. E, não demora, ele surge destemido para lutar contra o nada, para ferir quem estiver por perto, para depois voltar à caverna e miar como um gatinho diante da sua acomodação.

Um amigo contou que o monstro saiu de dentro dele procurando justiça com as próprias mãos, colocando em risco a sua integridade física e moral. Sem entender o que fazia, assim, de repente, numa explosão emocional e insana, ele decidiu vingar a sua filha que tinha sido assaltada. Saiu, quer dizer, o monstro saiu de casa, percorreu todo o quarteirão atrás do ladrão e, felizmente, segundo ele mesmo, não o encontrou. Ufa! Ainda bem.

Espiando pela janela da casa do amigo percebi que ele não é feliz, ele deixou de lado algumas coisas que a gente não pode perder enquanto envelhece, como por exemplo: a capacidade de gostar e de fazer o que se gostava e se fazia com prazer. O tempo passa de qualquer jeito, envelhecer não significa deixar de ser jovem, mas é saber que a juventude ainda permanece naquilo que ainda gostamos de fazer.

Esse monstro não existe dentro de ninguém, o que parece ser o monstro, não passa de uma compensação para as frustrações e arrependimentos, uma saída de emergência para quem está trancado dentro do apartamento em chamas. O monstro não quer caçar ladrões nas ruas, não quer ser o herói do dia, quando surge ele só está dizendo que não aguenta mais a passividade e a falta de perspectiva dele, o “monstro”.

A imagem que tenho é que o monstro se parece com aquilo que nos fizeram chamar de “o gigante adormecido”, a imagem de um gigante de pedra que vai se levantando devagar, fica sentado, depois de joelhos e, finalmente, se levanta como quem chegou para mudar e tomar conta de tudo. Essa imagem é positivamente bacana, fique com ela e esqueça a lenda do monstro e tudo fará mais sentido nos seus dias.


Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário