Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

quarta-feira, 5 de março de 2014

A mãe do Ivan não engraxou os sapatos da minha tia

tropicalia


Nós que já colocamos Keith Richard como integrante dos Beatles por merecimento, não por confusão ou desconhecimento de música; também mantemos uma certa distância do super astro Mick Jagger, só porque não gostamos de achar que ele é o líder dos Rolling Sotnes, não o reconhecemos além de uma caricatura bucal; também trocamos comer lasanha vegetariana com Elton John, só para sair com Ronnie Wood e assisti-lo a enrolar um baseado.

Da varanda de Unamar, palco das nossas alucinações tropicalistas, às vezes confundimos Oswald de Andrade com Câmara Cascudo, mas nunca mais chamamos Capinam, na foto, nos braços de Gil, de Helio Oiticica; já a Nara sempre esteve por ali na moldura junto a Caetano, os Mutantes, Gal, Torquato Neto, Rogério Duprat e Tom Zé.

Nas esquinas dos clubes, onde se vai mais um dia, bebemos sim;  até a “enluarada” Elizeth sentada na calçada bebia nas noites passadas. Aqui Vinícius e João não são muito bem-vindos, quer dizer, por mim sim, mas o que vale é o coletivo, prevalece a discussão, aliás, por falar em coletivo, o de cerveja é cervejaria.

Na madrugada minha tia lembra de  contar que a mãe do Ivan, seu antigo vizinho,  vivia em um orfanato em frente ao internato, onde ela estudava. As meninas do orfanato eram enviadas para engraxar os sapatos das meninas do internato; minha tia não permitia que engraxassem os seus, não achava justo. E não era mesmo.

O carnaval passou e deleitei com a superioridade das musas magras sobre as deformadas; com a moela da segunda saboreada por um tio de primeira. Eu concordo que “Esquinas” é uma canção linda de Djavan e que João Donato é o luxo da música brasileira; concordo que  filosofar em  baianês é engraçado; concordo encabulado com o que minha tia falou sobre mim e João Ubaldo; concordo que mortadela fica bem em qualquer tipo de pão, e também concordo que a mãe do Ivan não tinha que sair do orfanato para engraxar os sapatos das meninas do internato. Tenho dito!


Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário