Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

domingo, 22 de dezembro de 2013

Tá faltando poeta no Rock




Nem só da pobreza econômica vivemos, temos também a carência estética e intelectual assolando a nossa cultura. Talvez a primeira frase, capaz de se transformar em literatura, dita em nossas fronteiras tenha sido : "Terra à vista!" A partir disso os piratas invadiram o nosso presépio e, até hoje, tentam nos convencer que o menino representado é branco, de olhos azuis e cabelos lisos.

Tá faltando poeta no rock, mas não falta poesia porque ela é matéria prima, assim como o diamante bruto, precisa de mãos para lapidar. Não é qualquer palavra escrita em uma sequencia métrica, isso é brita, a poesia é muito mais do que conjecturar uma ideia, é como voar sem asas, sonhar acordado, descobrir o descoberto.

Daqui a pouco Donato vai chegar e eu não quero que seja anunciado, porque Donato não é pessoa que se anuncie, disse Gil antes de compor A PAZ, com João Donato dormindo no sofá. É assim: A poesia não precisa se anunciar, ela vem pelas paredes do prédio, pelo sistema de esgoto da casa, pela porta dos fundos, pelas fechaduras e, às vezes, vem grudada na sola do sapato.

A poesia transcende a esfera do conhecimento lógico, é preterida pela preguiça porque o poeta nunca descansa, está sempre em movimento, ora contra, ora a favor, ora coisa nenhuma, mas sempre conectado com a possibilidade, sempre alerta ao barulho que pode anteceder a uma apoteose hermética, ou a uma erupção epidérmica provocando coceiras literárias.

Tá faltando poeta no rock, assim como tá faltando oxigênio limpo na atmosfera. Poesia é o ar puro que precisamos para que o corpo tenha uma conexão espiritual constante. É um presépio com meninos negros, reis nascidos operários e animais que representem a água, o ar e a terra. Por enquanto vou bebendo poesia no intervalo do sono de Donato.

Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário