Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Dez mil fios de cabelos depois...



Ainda tenho a cabeça na União Soviética. Descobri isso ontem, quando me disseram, à noite, que Mikhail Gorbachev havia morrido. Fiquei espantado. Morreu? Mas eu não li nada sobre isso durante o dia todo! Disse isso com sentimento de alienação socialista, coisa impossível há duas década, mas que veio esfriando com os caminhos de anulação da condição da União Soviética de estado socialista.

Bem, quem morreu não foi o estadista condutor da Glasnost e Perestróica nos anos noventa, aliás nunca tive simpatia por ele e nem pelas reformas neoliberais que culminou com a queda do muro  de Berlim. Tudo bem, não sou a favor de muros, mas gostava de ficar com o pensamento do lado oriental. Se isso  alimentava minhas palavras com ideais marxistas, do outro também era alimento da guerra fria e isso nunca foi saudável.

Esclarecendo os fatos, quem morreu foi  Mikhail Kalashnikov projetista do fuzil AK-47. Mikhail tem uma história na política soviética, nasceu logo após a revolução de 1917, tendo sido convocado a integrar o exército vermelho em 1938. Recebeu muitas homenagens e comendas, incluindo a Ordem de Lênin e a de Herói do Trabalho Socialista. Incrível como o projeto que lhe deu fama e prestígio no século passado esteja nas mãos dos traficantes hoje.

Para simbolizar o que eu penso, ainda penso sobre política, eu queria que o senador  que viajou no avião da força aérea brasileira irregularmente para cuidar da vaidade capilar  devolvesse, além da verba relativa a passagem,  os dez mil fios de cabelos que implantou na sua cabeça vazia de espírito público, mas cheia de improbidade e desrespeito. Gorbachev não morreu não, né?


Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário