Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Retrospectiva (?)



Não gosto das retrospectivas de final de ano porque dão a entender que um ciclo foi encerrado e outro ciclo vai começar. Ciclos não duram trezentos e sessenta e cinco dias exatos,  podem durar até menos em alguns casos, mas a ditadura do calendário é ofensiva. Percebo que há uma atmosfera depressiva no mês de dezembro por conta da aproximação de um provável fim e ao mesmo tempo um clima de festa por um ano novo, mas a esperança que depositamos no reveillon não dá as caras, porque janeiro é o mês da ressaca, das despesas, dos impostos e  taxas abreviados pelas "letrinhas".

A retrospectiva que eu queria é a que eu não lembro, a que não vivi. Queria saber o que meus pais conversaram no primeiro dia que se conheceram; se foi com o pé direito ou esquerdo o meu primeiro passo; qual o nome da enfermeira que me levou para o berçario; se fazia sol ou se chovia na noite em que meus avós decidiram ficar juntos; queria sentir o cheiro da madrugada na rua que minha mãe caminhava; ouvir a música que tocava no rádio quando pela primeira vez fui para a escola; tocar no tecido da camisa que meu pai ganhou de presente de seus padrinhos.

Faça uma retrospectiva interior, misture a realidade com as expectativas,  e descubra que a maioria das coisas que acontecem hoje tiveram o começo em uma ação ontem. Pode parecer óbvio mas não damos às consequencias o valor que elas merecem, ou não reconhecemos seus sinais. Caminhe com os olhos atentos e os passos firmes, na esquina de dois mil e treze tem muito mais do que os dias de dois mil e quatorze. Você não vai encontrar um carro novo te esperando e nem vai abandonar o carro velho que dirige. O que vai acontecer é um simples trocar de roupas, uma risada, um andar para frente.

RIcardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário