Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Vomitando a cereja



Quando nos confortamos com o que temos, mesmo sendo insuficiente para suprir as necessidades intelectuais, afetivas ou materiais, é porque atingimos a zona de conforto perigosa. É como estar em uma correnteza e não tentar sair dela, como assistir ao leite derramado e não abaixar o fogo. A zona de conforto é uma espécie de cova rasa que a gente enfia o pé e depois sente que o tornozelo está sendo triturado.

É diferente de estar acomodado, porque enquanto o acomodado não tem ambição e prefere os barrancos para ficar encostado, a zona de conforto dá a falsa sensação de que estamos sentados em almofadas de penas de ganso, que tudo a nossa volta trafega dentro do perímetro das nossas expectativas, que o vento sopra balançando as cortinas para garantir qualidade à nossa estabilidade.

De certo as dificuldades e as armadilhas estão por aí nas entrelinhas, nas ante-salas, nas curvas, nas penumbras, nas frestas que estão espalhadas pelo campo minado quando escolhemos a hora de tirar os pés do buraco e partir para o ataque, seguir para o enfrentamento com a certeza de que, pelo menos, vontade de vencer é o que não falta.

O perigo da zona de conforto é o contentamento de não ter que exigir mais da vida, não desejar uma ceia mais variada, não curtir um pileque na segunda-feira. Se o ralo estiver entupido e a água estiver demorando em descer, não pare de lavar a cozinha, abra o ralo e enfie um arame por sua goela, lembre de quando voce sentava no chão do banheiro e vomitava a “cereja”.

É mais ou menos isso! Vamos vomitar as cerejas que nos fazem mal, as palavras que desalinham a nossa frase, os afetos que nos abraçam apertando o pescoço e nos fazem carinho com chutes. A zona de conforto não pode existir dentro de uma história que começou sabendo que no fim só o fim. A vida pode até ficar mais bonita com a cereja, desde que não faça mal à digestão.

Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário