Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

sábado, 26 de janeiro de 2013

Estou criando meu "pai"






Coisas de avô! Com essa expressão vou entendendo, ou tentando entender alguns fatos decorrentes da patente. O convívio diário, agora nas férias, com meu neto, que tem imaginação fértil e ao mesmo tempo é crítico, tem me dado a impressão de que o tempo está “pirado”. Como explicar a vontade de sair por aí imitando um galo? Nunca fui convencionalmente adulto, tecnicamente sim. Desde sempre não tenho a formalidade cronológica ali, encaixada com a idade.

Lembro da minha avó, Vicentina, falando que meu pai era um menino exigente. – “Rivail era chato!” Era assim que ela falava. Dizia isso com orgulho, porque o “velho” era organizado. Hoje, o Guilherme, meu neto, é mais ou menos como ele. Então posso pensar que estou criando o meu “pai”. Imaginação é o que não falta quando começo a tocar as palavras.

Até agora ele aprendeu a andar de bicicleta, a pescar, andar na chuva e a gostar de comer alface. Eu aprendi a jogar plantas vs zumbis, sei a diferença entre um trem feio e um bonito, a cantar Amor de Chocolate, do Naldo e aumentei o repertório de imitações, agora eu sei imitar porco e sapo. E assim vamos ensinando e aprendendo um com o outro em sintonia com o tempo.

Antigamente os avós eram mais velhos, ainda são, mas vejo uma legião de vovôs e vovós fazendo coisas que os nossos não faziam. Eu não consigo imaginar meu avô soltando pipa ou jogando futebol. Quando eu nasci ele tinha mais de sessenta anos. Hoje vivemos mais e com qualidade superior, segundo pesquisas. Outro fator é que não temos como optar entre ser avô ou não. Então, um dia, aquele moleque ou aquela pirralha, com a cara de culpa chega para voce e anuncia que vai ter um filho.

Aconselho aos vovôs e vovós precoces a aprenderem com os netos, eles precisam ensinar, passar toda a sua “experiência” para nós. Assim a gente se aproxima, ludicamente, da nossa infância, acaricia a memória e desperta para o sonho.

Making off
No telefone:
Avó: Netinho venha me visitar, a vovó está com saudades.
Neto: Ok  vó, qualquer dia passo ai.
Vovó: Ta bom é para vir Hein! (sei que ele nunca passa)


Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário