Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

domingo, 22 de abril de 2012

Tocando o Barco




A ideia de envelhecimento, para mim, é interessante. Vou tocando e meu barco, vai se aproximando do cais, de onde partimos para a ilha da saudade. Envelhecer é um processo não só cronológico, mas de conhecimento e incorporação do tempo. O passado deixa de ter importância prática e vira arrependimento crítico. As lembranças vivem em um baú de cortinas, cada uma com uma cor, um cheiro, um som, um truque, e são abertas e fechadas conforme as datas, as estações e o tempero do sonho.

O envelhecimento está guardado dentro de um quarto de portas fechadas, a gente passa e percebe o mistério. As chaves estão no saguão da luz do amadurecimento, sob a guarda dos dias. As luzes apagadas aumentam o segredo. Envelhecer é crescer para dentro, tornar as coisas maiores, enquanto o corpo disfarça com seus toques invencíveis e seu excesso de presença.

Hoje fui acordado com o meu neto assobiando em meus ouvidos os seus primeiros acordes, como um pequeno pássaro que salta do ninho e se reconhece ave. Abrindo as asas percebe que voar é atingir além do que seus olhos veem; enquanto um pequeno e triste príncipe  passeando pela aldeia descobre um menino sorridente, brincando com um pedaço de papel que voa. O menino que ri, atinge.

Vou tocando e meu barco, vai se distanciando do agora, com alegria e festa. O inevitável é a fonte da vida. Saber o final da história é uma vantagem que temos de explorar com mais sensibilidade. Não importa o que e como voce vive, a história do rei e do vagabundo vão ter o mesmo fim. Os capítulos é que fazem toda a diferença. Por enquanto vou seguindo com meu barco pelos rios das páginas até encontrar o epílogo, quando a obra será concluída e irá para a estante da biblioteca das minhas gerações.

Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário