Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

domingo, 29 de abril de 2012

Olhando o trem passar





Ontem, passando em frente ao hospital Salgado Filho, flagrei uma cena que me provocou e, quando provocado, tenho por hábito escrever para responder a provocação. Vamos realizar a cena: (câmera lenta... som de um coração pulsando alto, TUM-TUM). Estou caminhando, passando em frente ao hospital, vejo um homem sendo retirado de uma ambulância na maca. Olho e percebo que o homem semi-abriu um dos olhos quando ouviu o barulho de um trem que passava na estação ferroviária, que fica em frente ao hospital. Acompanhei aquele olhar moribundo e quando me voltei, homens de branco o levavam para a emergência. Corrrrta!

Isso seria corriqueiro se não tivesse sido observado com poesia. De pronto interpretei a situação como a de alguém que, debilitado e imóvel, faria qualquer coisa para estar viajando em um daqueles vagões. Alguém que se arrependeu tardiamente, quando as palavras perderam voz. O olho semi-aberto do homem permitia que ele visse as coisas do tamanho que ele as atribuía. Mesmo com os dois olhos abertos, algumas pessoas só enxergam miniaturas turvas captadas por olhos quase fechados.

Ao ouvir o barulho característico do trem, o homem, talvez em uma vã tentativa, tentou experimentar com alegria aquilo que sempre fez parte de sua vida. Talvez tenha se sentido em uma sinfônica, e o barulho do trem fosse o som do instrumento que tocava, assim como um violino. A maca talvez fosse uma espécie de tapete que voava baixo antecedendo o seu voo definitivo.

Voltando a cena inicial, penso que dentro dos vagões daquele trem em movimento, possam estar viajando as mágoas entre os irmãos, a falta de atenção dos pais por seu filhos e vice-e-versa, a desunião entre os casais, os lares desestruturados. As pequenas coisas que não são boas para nossas vidas, deviam ser despachadas em uma estação, para que o trem as leve para bem longe. A gente precisa olhar a vida com os olhos abertos enquanto ainda é possível, e valorizar o cotidiano com a alegria que ele tem.

Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário