Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Atraso de vida (um conto)





Ele está sentado na sala de casa assistindo televisão na companhia de sua esposa, quer dizer, ele sentado em um sofá e ela em outro. O domingo escaldante pede muito mais do que assistir programas de auditório; pede alegria, presença de amigos, churrasco e música. Mas eles estão ali sentados, um de frente para o outro, piscando diante do ultrapassado apresentador. De repente, em um momento de lucidez ela dispara: você é um atraso na minha vida! Pego de surpresa ele só consegue dizer: Eu? Nesse instante sua sogra aparece na porta do quarto e completa: Eu te avisei para não casar com isso! Ele percebe que está encurralado e ameaça levantar, mas não tem forças, seu pesado corpo parece estar afundando no sofá, seus braços ficam desgovernados e suas pernas desorientadas. Olha para a televisão e o apresentador dá risadas. Filho da puta – ele pensa. Com esforço consegue segurar o chinelo e bate no chão como se estivesse matando uma barata. Porra! Eu me mato de trabalhar e você diz que sou um atraso! Silencio. A mulher se levanta e arranha seu rosto, a sogra atira a escova, cheia de cabelos, sobre ele. Batem à porta. Bom dia, eu sou o síndico. A vizinha do apartamento debaixo reclamou de um vazamento no banheiro. Eu poderia dar uma olhada para saber se vem daqui? Por um momento houve trégua, o síndico era como um anjo da paz, enviado para apaziguar a guerra. É claro que pode - disse ele. A sogra, balançando a dentadura, respirou fundo e pegou a escova do chão. A esposa começou a lixar as unhas como quem municia uma arma. Os minutos de averiguação do síndico eram abençoados por ele. O apresentador pedia aplausos para um cantor. Não vem daqui não – disse o síndico. O senhor olhou bem? Às vezes o problema é por dentro. – falou sem muita convicção. Bem, de qualquer forma, muito obrigado – disse o síndico e saiu. A esposa zombando: “O problema é por dentro”. O que você entende de hidráulica? Nisso a sogra, que havia ido tomar purgante voltou. É por isso que meu intestino é preso! Esse inútil do seu marido me dá prisão de ventre. O apresentador anuncia mais uma atração. Eles olham para a televisão. A sogra corre para o banheiro. A esposa senta no sofá de frente para o marido e pensa: Você é um atraso na minha vida!

Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário