Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

sábado, 21 de janeiro de 2012

"Somos todos idiotas"


“Ou o Brasil resolveu todos os seus problemas, ou somos todos idiotas!” Com essa frase o âncora de um jornal televisivo abriu o noticiário noturno. Referia-se ao delírio surrealista de uma, quase nação inteira, apesar de viver em constante ameaça social, valorizar futilidades nascidas, ou abortadas, do apelo pelos quinze minutos de fama e por melhor índice de audiência.

Ao mesmo tempo, na Itália, um transatlântico naufraga ao colidir com rochas próximas à costa. Desde sempre eu ouço que o comandante é o último a abandonar o barco. Essa frase serve para educar. Na escola a professora ensinava que devemos ter responsabilidade e zelo pelo próximo. Se você está no comando deve orientar aqueles que estão sob sua confiança. E o comandante do transatlântico abandonou o barco literalmente. Vada a bordo, Cazzo! Esbravejou o capitão da guarda costeira ao comandante fujão.

O acontecimento na Itália e a frase do capitão mexeram com o brio do povo italiano que, como gostamos de fazer por aqui, foram criativos e, indignados, invadiram as ruas com a frase estampada em camisetas. Aqui também nos manifestamos, só que transformamos um crime em funk, que faz nossos meninos e meninas se divertirem nos bailes. Desconfio que não há brio no DNA do povo brasileiro.

Vada a bordo, Cazzo! Esse grito tinha que ecoar por todas as Casas do poder público. Nós estamos sem comandante há décadas. Nosso barco naufragou e, criativos que somos, foi fácil nos adaptarmos. Assim como os urubus e os morcegos que são adaptáveis ao meio urbano, o povo brasileiro parece que se adaptou às sandices midiáticas e à corrupção política. Provem, por favor, que isso não é verdade!


Ricardo Mezavila

Um comentário: