Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Voz


marina lima



Quando o trabalhador da construção civil se aposenta, logo suas ferramentas vão para caixa e, eventualmente, podem ser utilizadas em alguns reparos domésticos se necessários; as ferramentas de um artista plástico são o pincel e as tintas que, em uma tela branca, dão contornos de realidade à inspiração do artista; o médico cirurgião usa o bisturi para iniciar o tratamento de cura do paciente; o cantor/cantora utiliza a voz, a ferramenta/instrumento que existe/vive nele.

A voz é um instrumento que possui vida, todos a carregamos, com suas características fisiológicas e psicológicas únicas. A voz é uma característica humana intimamente relacionada com a necessidade do homem de se agrupar e se comunicar. Ela é produto da nossa evolução, um trabalho em conjunto do sistema nervoso, respiratório e digestivo, e de músculos, ligamentos e ossos, harmoniosamente atuando para que se possa obter uma emissão eficiente.

Ferramentas, também são a extensão do corpo de quem as utiliza. O chaveiro só pode realizar seu trabalho com um kit de copiar chaves; o borracheiro precisa do macaco para levantar o carro e trocar o pneu; o arquiteto utiliza a régua nos projetos para a execução de uma obra e o cantor/cantora dependem, exclusivamente, da harmonia e do bom funcionamento do organismo, para exercerem a profissão.

Imagine uma cidade sem prédios novos, carros estacionados por falta de pneus, portas trancadas sem as chaves para abri-las, assim é uma música sem a voz para acompanhá-la, a gente ouve, mas sem a letra, não sabemos cantá-la.

Ricardo Mezavila 

Nenhum comentário:

Postar um comentário