Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Orgulho ou burrice?




As cenas da captura e morte do líder líbio Muamar Kadafi, nos remete às gravuras dos bárbaros que acostumamos a ver em livros e revistas. Dá até para questionar, vendo as imagens, se estamos no século XXI mesmo. Pior é constatar que o IDH (índice de desenvolvimento humano) da Líbia é mais alto do que o do Brasil.

O ocidente está em festa. Tio Sam comprou roupas novas e foi ao baile se divertir. Obama, o porta-voz das guerras, para mim todo presidente norte-americano tem essa função, subiu ao púlpito para receber os aplausos da platéia alienada. Aos poucos só vai restando o cargo dele na galeria dos ditadores. Nos Estados Unidos os ditadores revezam-se no comando para não levantarem suspeitas antidemocráticas.

Dentro do ônibus, ouvi alguns comentários engraçados, típicos dos Cariocas, sobre o conflito na Líbia. Uma senhora disse que o povo tinha que ir pra Brasília tirar o Sarney do senado, como fizeram com o Kadafi; um rapaz ria enquanto dizia  que nem sempre quem tira você do buraco é o seu melhor amigo (referindo-se ao esconderijo do ditador); uma moça disse que quando ligou a televisão e viu as imagens pensou que fosse o Cauby  bêbado sendo agarrado pelas fãs; outro disse que o nome do tirano agora era Muamar cadáver.

Realmente as cenas foram um misto de realidade fantástica com surrealidade extraordinária. Fica difícil para mim, homem comum, entender o porquê, se a situação era irreversível e desfavorável, de o Kadafi não ceder às exigências da população e assumir uma postura de “o grande líder atento à voz  das massas”. Depois dava uma de “migué”, por um tempo, e ia desfrutar de toda a sua fortuna em qualquer parte do mundo. Podia até vir para o Brasil e tentar uma vaga no senado. Definitivamente: Os ditadores são burros!

Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário