Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Pedra do Sal


pedra do sal


Nos séculos dezoito e dezenove o comércio escravagista no Rio de Janeiro, havia toda a infra-estrutura localizada no bairro da Saúde, lá havia os mercados de escravos. A Pedra do Sal, que fica no pé do Morro da Conceição, no mesmo bairro, era o local conhecido como a “Pequena África”.

Após a Lei Áurea, os negros fizeram ali seu ponto para rituais, cultos, batuques e rodas de capoeira. Sambistas e chorões como João da Baiana, Donga, Heitor dos Prazeres e Pixinguinha também se reuniam na Pedra do Sal.

A Pedra do Sal, assim chamada devido ao sal que ali era desembarcado e comercializado, foi o berço do Samba e do Chorinho carioca no final do século XIX. O ponto de encontro do ritmo carioca era um ambiente recheado de inspirações vivas de grupos de samba, ranchos e grupos carnavalescos.

Machado de Assis, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e um dos maiores escritores brasileiros nasceu no Morro do Livramento, na mesma localidade da Saúde.

Nas décadas de 1920 e 1930, os ranchos de carnaval atingiram o auge. Deixaram de ser a manifestação popular da Pedra do Sal e passaram a fazer sucesso nas camadas mais altas da sociedade.

De alguns anos para cá, com a revitalização da zona portuária, o local passou a receber eventos musicais com a presença de artistas. No período que antecede a grande festa do entrudo até seus dias de fato, a Pedra do Sal é uma opção para os foliões com seus blocos concentrados no Largo da Prainha.

A localidade é reconhecida como patrimônio cultural e seu tombamento deixa o legado da cultura negra carioca como herança.

Ricardo Mezavila

Um comentário: