As artes plásticas sempre me impressionaram pela admiração ou desconfiança que elas transmitem. Participei como jurado popular em salão beneficente, na Sociedade Brasileira de Belas Artes, com mais dois especialistas e não decepcionei. Meu olhar leigo foi capaz de, entre as obras expostas, indicar a mesma tela que os olhares profissionais indicaram para receber o premio máximo.
Não é difícil, mesmo não sendo estudioso, reconhecer o valor de um quadro. A intenção do artista é muito importante. Experimentei isso observando a tela “Paraty”, a primeira colocada. O artista foi fiel aos antigos casarios da cidade histórica. As ruas alagadas, os antigos lampiões preservando suas características, as sombras e os reflexos nas poças destacadas pelo pincel.
Desconfio quando estou diante de uma arte abstrata geométrica não representativa da realidade concreta formal, com linhas superficiais contornando a esfera latitudicional, condicionando as características diversas do ambiente visual focado em uma tendência científica e intelectual. (?)
Sou admirador de Tarsila do Amaral (1886-1973), pintora e desenhista, uma das figuras centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista. Seu quadro
Operários é imensamente representativo, os rostos, as fábricas e a cidade. Mesmo sem entender de arte qualquer pessoa é capaz de compreender o seu significado.
Outro quadro de Tarsila que desde sempre me chamou atenção é o Abaporu. Aquela figura de pés e mãos grandes e cabeça pequena. Sempre que olho tenho a impressão de que o sol é a cabeça. A pintora valorizou o trabalho braçal e desvalorizou o intelectual na obra, por isso a desproporção dos pés, mãos e cabeça. Outra característica do quadro é o significado de seu nome originário do tupi aba (homem), pora (gente) e ú (comer) “homem que come gente”, uma referência à antropofagia modernista, que tinha como proposta engolir a cultura estrangeira e adaptá-la à realidade brasileira.
Esse Abaporu até que é bem adaptável à minha realidade (também tenho os pés grandes) ic!
Ricardo Mezavila
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