Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Floresta Zero, Não ! (dia brasileiro da mãe natureza)


O Código Florestal Brasileiro foi criado em 23 de janeiro de 1934, tendo efetivamente entrado em vigor em 1965. O código estabelece limites de uso da propriedade, que deve respeitar a vegetação existente na terra, considerada bem de interesse comum a todos os habitantes do Brasil.

Desde então, de mandato em mandato, os políticos, principalmente os da bancada ruralista, vem tentando modificar o código, considerado muito rígido. Eles dizem que é para flexibilizar. As regiões que recebem mais emendas de flexibilização são, coincidentemente, as próximas das fazendas dos senhores parlamentares.

Entre as propostas está a redução da reserva legal na Amazônia de 80 para 25% o que desobriga a revegetação com espécies nativas de 700 mil hectares da floresta; isenção de multa e penalidade aos agricultores que desmataram; a diminuição da conservação da flora em margens de rios.

Os ambientalistas e uma parte dos profissionais de engenharia ambiental são contra a reformulação. Para eles, é realmente necessário que o Código seja rígido, devido à riqueza ambiental do Brasil. Essas pessoas temem que, com a aprovação dessa proposta, muita vegetação e biodiversidade sejam perdidas por causa da busca dos fazendeiros por mais lucro.

Eu apelo para o folclore brasileiro e evoco o Boitatá, (Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza) e Curupira (Também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza).

Vivemos uma época em que muito se fala de um futuro de escassez dos elementos vitais para a sobrevivência do ser humano no planeta. Nossa espécie pode vir a ser extinta se as florestas permanecerem a receber a agressão que vem sofrendo. Existem vários projetos de preservação ambiental, não podemos deixar de participar e atender a esses chamamentos.

O Código Florestal Brasileiro foi criado no dia, mês e ano do nascimento de uma Mãe, a minha. Então, para mim, vinte e três de janeiro é o dia Brasileiro da Mãe Natureza.


Ricardo Mezavila
          

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário