Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

terça-feira, 9 de agosto de 2011

O Velho Lobo

Mario Jorge Lobo Zagallo, é esse o nome do maior vencedor de copas do mundo do planeta. São quatro: Duas como jogador em 58 e 62 quando atuava pelo Botafogo, seu clube de coração, e duas como técnico da seleção brasileira, 70 e 94.

-“Vocês vão ter que me engolir”! Disse o velho Lobo, em resposta às críticas feitas por alguns jornalistas contrários a sua condição de técnico da seleção.

Assim são os vitoriosos, exibem os dedos em V com um sorriso capaz de derrotar os adversários antes de começar a partida.

Mas seriam os vitoriosos heróis?
O herói não precisa, necessariamente, ser um notório vitorioso. Basta ter coragem, persistência e determinação. Muitos heróis vivem no anonimato de suas façanhas. Reconhecem-os, familiares e amigos próximos. São guiados por objetivos nobres como : liberdade, justiça, sacrifício, força de vontade, etc.

Os heróis também podem estar vinculados a figuras épicas através da força física como a de Hércules, herói da mitologia grega; Podem estar carimbados com a chancela da esperteza e da malandragem como Macunaíma, herói brasileiro; E também há os heróis da ficção, os super-heróis.

Voltando ao Velho Lobo, Zagallo, que não chega a ser um herói, mas que comemora oitenta anos, sendo sessenta servindo ao Brasil, como grande divulgador que é do nosso futebol. O Velho Lobo deveria receber do governo, através da Confederação que administra as coisas do futebol, maior atenção e consideração pelo que fez durante todos esses anos. O governo precisa cuidar melhor dos nossos patrimônios humanos e ser menos benevolente e mais fiscalizador dos bens patrimoniais dos cartolas que estão mais para anti-heróis.

Nesta data a minha homenagem ao Velho Lobo, botafoguense como eu, estão nas palavras do também alvinegro e glorioso Armando Nogueira :

“O Botafogo é bem mais que um clube - é uma predestinação celestial. Seu símbolo é uma entidade divina. Feliz da criatura que tem por guia e emblema uma estrela. Por isso é que o Botafogo está sempre no caminho certo. O caminho da luz. Feliz do clube que tem por escudo uma invenção de Deus. “

Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário