Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dia dos Pais

 
Alguns historiadores reivindicam a origem do dia dos pais, vou ficar com a que se aproxima mais de como os filhos presenteiam seus pais com o primeiro cartão:

O Dia dos Pais tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu, moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

Em todo o mundo essa data é comemorada, mas em dias distintos. Na Tailândia, por exemplo, é comemorada no dia do nascimento do rei , Bhumibol Adulyadej,  em cinco de dezembro; na Alemanha a data é comemorada quarenta dias após a páscoa; na maioria dos países latino-americanos comemora-se no segundo domingo do mês de junho; nos Estados Unidos é no terceiro domingo de junho; em Portugal é comemorado a dezenove de março; na Nova Zelândia no primeiro domingo de setembro; na Noruega no segundo domingo de novembro, no Brasil no segundo domingo de agosto.

Como se vê, todo dia é dia dos pais em alguma parte do mundo, aliviando a pressão sobre pais e filhos que, por circunstâncias várias, não se falam com a freqüência desejada, pouco se veem com os olhos, encontrando-se mais em pensamentos e lembranças.

Nesse dia, como em algumas datas vinculadas à família, a tristeza se faz presente sob a tutela da ausência. Às vezes pela distancia, pela saudade eterna e também pela discórdia e desarmonia.

O importante em datas de significância sentimental mais latente, é saber ouvir o que o coração tem a dizer. Agir com ternura, ter mais compreensão e afeto.

Lembro de quando eu era criança levar para casa trabalhos feitos na escola primária, para presentear meu pai. Quase sempre era uma cartolina onde o aluno fazia o desenho de seu pai e entregava junto com um lenço ou par de meias.

Depois recebi esses presentes de minhas filhas.
Sou pai de três lindas filhas, e aproveito o meu dia, que são todos os dias, para abençoá-las com amor e  agradecer a todos os cartões que um dia recebi , pedir perdão por todos que não mereci receber  e fazer por onde estar em suas vidas, sempre.


            Ricardo Mezavila

2 comentários: