Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O domingo é dos pagãos

Os nomes dos dias da semana em português têm a sua origem na liturgia católica. 

Na maior parte das outras línguas, a sua origem são nomes de deuses pagãos e deuses mitológicos aos quais os dias eram dedicados.
Segunda-feira. Pela crença dos povos pagãos antigos que reverenciavam seus deuses, era dedicada a Lua. Para os católicos é o dia de se rezar para os mortos.
Terça-feira. Segundo a crença é o dia de reverenciar o astro Marte.
Quarta-feira. Os antigos pagãos reservavam esse dia para reverenciar Mercúrio. Na igreja católica é o dia para se rezar pelos enfermos.
Quinta-feira. Foi reservada para Júpiter, enquanto no catolicismo é dia de devoção ao Santíssimo Sacramento, em memória à última ceia de Jesus.
Sexta-feira. Como não podia deixar de ser, é dedicada à deusa do amor e da beleza. Vênus. Também é o dia sagrado do islamismo (jumu´ah). Os muçulmanos, por obrigação religiosa, realizam a oração do meio-dia em comunidade.
Sábado. É dedicado ao deus Saturno, deus da agricultura para os romanos que dedicavam esse dia ao descanso quando se tinha uma boa colheita. É o dia de Shabat dos judeus que significa descanso.
Domingo. É o dia dedicado ao deus Sol. É o dia mais controverso, pois várias correntes reivindicavam que fosse o primeiro dia da semana. O imperador Constantino, por exemplo, quis impor o dia do deus Sol, reverenciado pelos pagãos, sobre o sábado bíblico dos cristãos. A estratégia de Constantino era agradar os pagãos de modo a unificar o império e criar uma nova denominação religiosa, utilizando uma passagem bíblica que diz: os discípulos se reuniram no primeiro dia da semana e repartiram o pão juntos.

Segundo os evangelhos, Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana (domingo).

Em 325 d.C. Constantino reuniu os mais influentes bispos cristãos na cidade de Niceia (hoje Iznic, Turquia) para um concílio na tentativa de um consenso da igreja sobre polêmicas questões pendentes. Dessa reunião que foi denominada de “O primeiro concílio de Niceia”, entre outras importantes decisões ficou estabelecido universalmente que o primeiro dia da semana seria sagrado e se chamaria Dies Domenica, o nosso festejado domingo. 

No popular, foi a vitória do povão, do pejorativo, do rústico e do simples.
Pagãos de todo o planeta, uni-vos !


Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário