Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

A faixa mais famosa da Abbey Road




Esse ano o disco Abbey Road, o décimo segundo álbum dos Beatles, completa cinquenta anos. Apesar de ter sido o penúltimo álbum a ser lançado, foi o último a ser gravado. O último álbum lançado Let it Be, teve as músicas gravadas meses antes do início das gravações das que deram origem a Abbey Road. No mundo dos beatlemaníacos isso não é um mero detalhe. Uma corrente defende que, por ter sido o último álbum a ser gravado, Abbey Road é, sim, o último e derradeiro disco dos Beatles.

Os rapazes estavam ensaiando no estúdio em Londres, na rua Abbey Road, quando alguém teve a ideia, alguns dizem que foi Paul, de que eles podiam fazer umas fotos na rua para a capa. Escrever sobre a banda requer muito mais feeling do que pesquisa, porque tudo o que eles fizeram é motivo de discórdia entre biógrafos, fãs e amigos.

O fotógrafo e amigo do grupo, o escocês Iain MacMillan, conseguiu autorização para o fechamento da rua por dez minutos e clicou seis vezes para conseguir a foto que ilustra a capa histórica. Não só a rua ficou famosa, um fusca branco estacionado na calçada é peça de museu na Alemanha, seu proprietário não foi encontrado a tempo de tirá-lo dali; um senhor que aparece à direita também na calçada estava de férias em Londres com a esposa e visitavam museus na rua, Paul Cole, era seu nome, quis ficar por ali: “Já vi museus demais, dê uma olhada, não tenha pressa e eu ficarei aqui para ver o que está acontecendo do lado de fora”, disse ele, sem saber que estaria na foto mais icônica do século vinte.

A capa também tem um mistério muito cultuado. Conta a lenda que Paul McCartney morreu em um acidente em 1966 e um sósia teria tomado o seu lugar. Existem várias ‘sinais’ de que isso seria verdade. Um dos sinais está na capa de Abbey Road. Paul está descalço, com os olhos fechados, com o passo trocado em relação aos outros três e segurava um cigarro na mão direita, Paul era canhoto.

Para o mundo da música, a lenda são as faixas gravadas, em especial: Come Togheter, Something, Oh! Darling, Here Comes The Sun, Because, She Came In Through The Bathroom Window e The End. A outra faixa, a de pedestre, se transformou em um dos lugares mais visitados de Londres pelos turistas e passou a ser um santuário onde os beatlemaníacos fazem obrigatoriamente uma romaria.

Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário