Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

O racismo de dentro para fora





Nos períodos dos séculos XIX e XX, existia por parte da elite brasileira, uma manifestação de 'branqueamento' da população brasileira, composta mais da metade de negros e indígenas.

As propostas passavam pela dissolução do sangue negro e indígena pelo branco, até a expatriação dos negros. Para tanto, promoveram a imigração branca europeia.


A elite racista daquela época atuou como os racistas de hoje, que se opõem às cotas para negros nas Universidades. O governo apoiado por aquela elite criou leis proibindo imigrantes vindo da Ásia e da África.

Segundo alguns pensadores da época, a causa da pobreza era fruto da miscigenação que teria "provocado a estagnação da evolução do homem e do progresso do país".

Esses 'defeitos' poderiam ser corrigidos com a imigração de povos mais 'avançados' na 'evolução' social e política. Esse era o pensamento prevalecente na cultura étnica brasileira.

No momento atual precisamos estar preparados para a leitura, combate e alternativas às entranhas da sociedade racista que se aproxima com a posse de um de seus representantes.

O racismo, durante o período pré-eleitoral, se mostrou como a duzentos anos. Saiu dos porões, ganhou corpo por parte daqueles que esperavam o momento para segregar e colocar para fora instintos primitivos.

Será necessário muita dedicação para que essa geração que vai crescer sob signos antidemocráticos não seja, irreversivelmente, corrompida por conceitos inaceitáveis em uma civilização pretensamente equilibrada e justa.

Ricardo Mezavila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário