Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Conservadores esquizofrenicos






Circula nas redes sociais, li no twitter, um texto conservador que diz que vivemos uma esquizofrenia social. Para justificar esse pensamento retrô, o autor, ou autora, fez uma lista de situações onde prevalece o conceito de nação, raça, religião e família sobre os direitos individuais.

O texto começa na primeira pessoa do plural e depois vai para terceira, e fica variando entre os pronomes indefinidos. É um amontoado de clichês hipócritas de uma sociedade falida que introjeta no outro as suas frustrações.


Fica claro que o conjunto de ideias faz referencia velada de apoio à candidatura fascista militar, que nos últimos dias vem fazendo ameaças à democracia, essa frágil senhora tão vilipendiada nos últimos anos.

O autor(a) recorreu às antíteses para sublimar o bem e o mal, o certo e o errado, o moral e o imoral, o justo e o injusto. Uma dicotomia metade clara e metade escura, com o intuito claro de dividir.

O autor(a) e seus compartilhadores usam o maniqueísmo e dividem o mundo em situação e oposição, como poderes opostos e incompatíveis.

Metade do texto é homofóbico e a outra metade também. Infeliz de quem concorda com os pontos ali colocados. Não vai dar tempo de reconstruir a democracia se persistirem no erro da divisão, da subjugação e da ojeriza à diferença.

Na luta do bem contra o mal, é sempre o povo que morre, já disse o escritor uruguayo Eduardo Galeano.

Ricardo Mezavila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário