Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

sábado, 17 de março de 2018

Da Casa das Pretas





Assistindo ao vídeo do evento "Jovens Negras Movendo as Estruturas" na Casa das Pretas, na rua dos Inválidos, que teve a participação da vereadora Marielle Franco, tive a percepção da necessidade para a resistência das populações periféricas, a ocupação dos antigos sobrados localizados no Centro do Rio.

O Centro do Rio é estrategicamente viável por ter sido o palco das grandes transformações ao curso da história, como o Cais do Valongo, porta de entrada para mais de 500 mil africanos, que foram trazidos como escravos para o Brasil.


São exatamente os pretos, os pobres e os periféricos que têm representatividade dentro das Organizações não governamentais com sede no Centro.

Durante duas décadas tive a oportunidade, como cidadão participativo, de dirigir a Casa do Menor Trabalhador, sediada em um sobrado construído pelos portugueses em 1911, na Senador Pompeu, Central do Brasil, de arquitetura semelhante à Casa das Pretas.

A CMT atendeu durante quarenta e oito anos de atividades ininterruptas, mais de trinta mil jovens adolescentes privados de oportunidades pelo poder público, o que prejudica o desenvolvimento coletivo e a ascensão pessoal.

Da Casas das Pretas, em uma rotina de diálogo, de socialização, de preservação e valorização cultural, de emponderamento feminino e de busca por alternativas, Marielle encerrou o encontro dizendo :"Vamos ocupar tudo"!

Depois desceu as escadas e entrou no carro, enquanto os assassinos, como o representante do exército no atentado do Rio Centro, manejavam uma arma, perigosa como as panelas do golpe, e silenciaram mais uma voz contra a incessante chegada de navios ao Valongo.

Ricardo Mezavila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário