Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Do Quilombo ao DOI-CODI






No Brasil atual existem pessoas que são a vanguarda do atraso, conservadores progressistas, gente que avança para trás, os 'boleiros' diriam que 'dão' de calcanhar para frente. Um fenômeno criado pela 'ola' iniciada na marola do catraca livre em 2013, que serviu de laboratório, balão de ensaio para os protestos que pavimentaram as ruas rumo ao golpe.

Nesse espetáculo bufo potencializado pela mídia, alguns personagens emergiram dos porões da história, outros travestiram-se de oportunistas e colocaram a 'bundinha' de fora.


Entre os que voltaram das trevas estão o coronel torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra, um dos mais sanguinários militares da ditadura no período entre 1970 e 1974, quando chefiava o DOI-CODI. Responsável por torturar Dilma Rousseff, ficou 'famoso' na boca do deputado federal Jair Bolsonaro, embusteiro que surfa na onda do golpe.

Outra figura que voltou das trevas pelas mãos dos fascistas foi o bandeirante Domingos Jorge Velho. FIgura estudada nos livros de história, foi um exterminador de índios e negros, tendo sido figura exponencial na destruição do Quilombo dos Palmares.

Ustra e Velho são personalidades nefastas que envergonham a nossa história, mas que são cultuados por uma faixa etária que preocupa pela pouca idade, pela inexperiência política e facilidade de coaptação pelos neofascistas que vêm impondo o ódio de classes através do preconceito e intolerância.

RIcardo Mezavila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário