Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

O que é isso? (fragmentos do golpe)



As 'manifestações' estão de volta às ruas insufladas por aquelas organizações de exterma direita - MBL entre outras - que recebem verba de políticos perversos, como os senadores Aécio e Caiado. Um desses grupos reacionários conseguiu eleger um vereador em São Paulo, um jovem que atende por 'Hollyday'. O vereador eleito é contra as cotas para negros e é homofóbico. Não fosse ele negro e gay seria somente um fascista a mais eleito por seus pares.


As manifestações desbotadas como as de ontem, onde a maioria não sabia porque estava ali, foi um desfile deprimente que as câmeras da mídia corporativa divulgaram, mas que seus microfones omitiram para evitar as verbalizações aleatórias, dissolvidas em comentários vazios e carregados de ódio.


Se a pessoa que estava na manifestação parasse para pensar não se deixaria levar pelo apelo quase dantesco para que fosse protestar. Se ela saiu às ruas para pedir impeachment era porque queria que a Presidenta Dilma saísse e deixasse o caminho livre para o PMDB de Temer, Cunha e Renan; e o PSDB de Aécio, Alckmin e Serra. Será que pensavam que era só tirar Dilma que Jesus desceria na Terra? Esse é o lado inocente útil que tanto falo. 


Hora nenhuma esse pessoal das 'ruas' contextualizou que estavam ferindo de morte a democracia, que estavam tirando um partido que em doze anos avançou nas investigações contra a corrupção, que aparelhou a PF e deu autonomia ao MP. Não sabiam que em oito anos de governo do PSBD houve 48 operações e nos governos PT, mais de 2.300 e prisões aos montes.


A judicialização da política foi a ferramenta que as oligarquias encontraram para demonizar quem avançava sobre eles. O PT cortou na carne, fez avanços sociais que não cabe ficar citando, como nenhum outro governo. Isso incomodou e o partido passou a ser atacado nos telejornais, revistas e, como a população é pouco ou quase nada politizada, comprou a ideia de que a culpa de todos os males eram do PT e do Lula.


Transformar os factóides anti-petismo e anti-lulismo em manifestações foi tarefa fácil para os caciques da direita já que as TVs bombardeavam o dia inteiro e incluíam em suas programações os espetáculos dos 'juízes' de Curitiba e seus 'powerpoints' dissimulados.


Com o Golpe e a ascensão de Temer o país foi desmoralizado internacionalmente, a economia está à deriva, a corrupção continua de forma escancarada, agora dentro do Planalto com a participação do Presidente. Ministros agem com truculência e senadores governistas declaram que queriam tirar Dilma para estancar as operações, principalmente a lava jato. Foi o que fizeram, tiraram uma pessoa honesta, com apoio do ódio fabricado que vinha das ruas, e assumiram o controle da nave.


Então, o que é isso? Os mesmos que puseram Temer, Renan e Maia no poder e que apoiaram um judiciário vendido que quer superpoderes para abusar de autoridade, voltam às ruas para protestar? Isso é estranho, eles protestam contra eles mesmos, é um caso de esquizofrenia cidadã avançada, ou síndrome de Estocolmo, quando a vítima se apaixona pelo seu algoz.


Em respeito aos movimentos populares, as ocupações dos estudantes, as reivindicações dos professores, dos servidores, das empregadas domésticas, dos trabalhadores rurais, das comunidades indígenas, trabalhadores informais, dos operários que madrugam dentro de um transporte para educar seus filhos; em respeito às crianças, jovens, adultos e idosos, independente de raça, religião, gênero ou de tribo; alimento um sonho, quase 'Martiniano', de que o Brasil vai encontrar a porta e atravessar a ponte de volta aos braços da democracia. Se Jesus voltasse iria ratificar o que disse o latino Papa Francisco: 'Comunistas pensam como cristãos'


Ricardo Mezavila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário