Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

terça-feira, 29 de março de 2016

As rosas antes da crise




No dia 1º de abril de 1964, na primeira página do Jornal do Brasil, foi publicado o editorial 'Fora da lei'. O editorial dizia que: "Desde ontem se instalou no Brasil a verdadeira legalidade (...) os verdadeiros brasileiros já fizeram a sua escolha. Estão restabelecendo a legalidade democrática, reformista, sim, mas expurgada do objetivo de comunização do Brasil (...) Nada há a temer. A federação ameaçada logo será reunificada pela ação liderada por Minas e São Paulo. A derrota do Sr. João Goulart é inevitável (...) A legalidade está conosco".

General daquela época, Luis Carlos Guedes, que também gostava de plantar rosas, era o comandante responsável pelas ações militares em Belo Horizonte. Ele comandou a 'operação gaiola' que prendeu sindicalistas, líderes estudantis e políticos de siglas contrárias ao golpe. As rosas vieram antes da crise que se seguiu por vinte e um anos.

Na época falava-se em 'a verdadeira legalidade', o comunismo que ameaçava a federação e que os 'verdadeiros brasileiros' derrotariam Jango.

Ainda hoje eles querem induzir a população, que pouco evoluiu politicamente, de que o comunismo ameaça a legalidade; que são eles os eleitos para reunificarem a nação e escolheram Lula como o vilão a ser derrotado.


Ricardo Mezavila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário