Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

terça-feira, 3 de março de 2015

Parabéns, “Mermão”!



Hoje a cidade do Rio de Janeiro completa quatrocentos e cinquenta anos desde sua fundação, por Estácio de Sá. Mas muito antes disso, antes do aterro, do bondinho e do Cristo, já existia em território virgem e beleza natural. No tempo em que, parafraseando Caetano, “não tinha gente, nem parafuso”. Então, vieram para cá os homens brancos de negócio e, desde então, plantaram as sementes daninhas que destroem as verbas públicas, que naquela época ainda não existiam.

Apesar de você, como disse Chico, amanhã há de ser outro dia. As borboletas retornarão aos jardins; as nuvens que foram embora voltarão e encherão nosso céu de chuva benta; o palco de nossos teatros revelará uma safra de bons e populares artistas; as praias ficarão lotadas de sol e gente alegre, sem amigos virtuais para dividir a areia; nos gramados o anjo de pernas tortas iluminará uma camisa e essa gente, apaixonada pela bola, vai se sentir abençoada.

Nenhuma cidade é mais bonita do que o Rio em beleza e recursos naturais. Paris é a cidade luz, a mais badalada e considerada a mais bonita do mundo dentro de um contexto que leva em conta a história, as artes, o comportamento e a importância moderna na organização da sociedade contemporânea. Paris pode ser tudo isso, mas tem a tendência inóspita de São Paulo e a frieza dos estados do Sul, se comparada à Mata Atlântica da Floresta da Tijuca, da vista das Paineiras e da incrível e, eterno cenário da minha juventude, a Praia do Diabo.

Hoje essa jovem de quatrocentos e cinquenta anos desperta linda na apoteótica natureza de seu corpo, no deslumbrante balanço de suas meninas, moças e idosas que contornam as ruas com um passo congenitamente sambado. Do Leme ao Pontal, cantou Tim, não há nada igual. Eu canto que, de Santa Cruz à Central, também é igual. Sem falar, no Cachambi, Santa Tereza e Catumbi, Del Castilho, Bonsucesso, Ramos, Pavuna. Vou para o Irajá, ou para o Caju, Inhaúma ou Real Grandeza.

Parabéns minha Cidade Maravilhosa, coração do Brasil, majestosa estrela; cidade do cristo operário de braços fortes sobre a Guanabara. Deixo em ti meu carinho espalhado nos poemas, nos bares, na alegria de uma gargalhada que atravessa o Rebouças, circula no Santa Bárbara, estufa a rede do “Maraca”, desfila na Sapucaí, ajoelha na Candelária e sobe a Penha, dança no Estudantina, toma chopp na Lapa, visita o MAM e o Municipal, e explode no pôr do sol nas pedras do Arpoador, em pleno carnaval. O carioca é fera, mermão!



Ricardo Mezavilay

Nenhum comentário:

Postar um comentário