Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

sábado, 16 de agosto de 2014

Bacanal no Louvre

Museu do Louvre



Se quem vive de passado é museu, então podem me chamar de Louvre porque, além de ser famoso, vou estar acompanhado da Mona Lisa, da Vitória de Samotrácia e da Vênus de Milo. Sem falar que meu endereço passa a ser entre o rio Sena e o Champs-Élysées. Sendo um museu eu vou trocar ideias com Rembrandt, Michelangelo,Goya e Leonardo da Vinci, meus amigos das artes.

Eu vivo do passado, então eu posso contar algumas conversas que tive com Aristóteles que, assim como eu, também foi aluno de Platão, antes de fundar o Liceu, em Atenas. Estudamos lógica, física, ótica, astronomia, biologia, psicologia, poesia, retórica, mas quando me chamou para estudar homossexualismo, eu fugi da escola e ele, sendo mais aplicado, deu seqüência e chegou a ser  professor de Alexandre, o Grande.

Sou do passado e fico triste quando passo de trem pela Estação Mangueira e percebo que ela está deserta, a modernidade do velho Mário Filho impôs a criação de uma plataforma nova no Maracanã,  que inviabiliza a antiga Estação Primeira. Então eu lembro de quando descia ali abraçado com Cartola, ambos com a cabeça cheia de cachaça, e encontrávamos Ismael Silva, vindo do Estácio, com seu terno branco na porta do barraco no buraco quente, cantando “Se você jurar”.

O tempo é uma mola maluca que não para de pular com a gente em cima, tentando se equilibrar. Os olhos enxergam sempre o presente e o futuro é especulação, administrado, mas é especulação. Por isso o passado é o que realmente existe, é uma agenda anotada até a última página, é uma peça chinesa de dez mil anos que ainda está intacta sobre a mesa.

Por isso, conclamo meus amigos do passado a fazer um brinde, não com uma taça da Setella Artois que é muito modinha, nem com o cálice da última ceia porque é blasfêmia, mas como vivo do passado, posso voltar ao dia em que Ben Stiller gravou “Night at the Museum” e aproveito suas atrapalhadas para trazer emprestado os copos de Baco, tem mais a ver com a gente. Santé!


Ricardo Mezavila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário