Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

segunda-feira, 16 de junho de 2014

"Que o TCC lhe seja leve"

internet



Que o Trabalho de Conclusão de Curso lhe seja leve, é isso o que eu desejo para quem está passando por essa fase. Estou tabelando com o TCC nas últimas semanas, a tabela é por conta de não ser sobre o meu curso, mas o da Sue, biologia na veia. Os detalhes da estrutura, o tema, fontes bibliográficas, fundamentação teórica, normas técnicas, relevância científica, e os inquisidores esperam que tudo seja entregue no prazo para a banca examinadora final.

A fonte inesgotável da vida está em aprender, estudar, mesmo que seja para depois da cronologia oficial, aliás, aí mesmo é que o despertar pelo novo tem que ser uma pílula diária, mais ou menos como aquelas que compramos com receita médica para aliviar as dores na coluna, ou quando o esfigmomanômetro entra em contato com a sistólica e diastólica e entrega um placar 14 x 9, por exemplo.

Paulo Freire em um sentido sócio-político-pedagógico disse que: “autonomia é a condição sócio-histórica de um povo ou pessoa que tenha se libertado, se emancipado das opressões que restringem ou anulam sua liberdade de determinação”. Nós nos libertamos quando temos autonomia para adquirir conhecimento e reconhecemos a necessidade da luta, quando saímos da passividade e decidimos por ser ativos e autônomos nas decisões que nos emanciparão.

Nesse contexto, estar em atividade intelectual permanente é extremamente necessário. A prostração física interfere nas habilidades de raciocínio, é como se o cérebro fosse uma escuna que não consegue dar a partida porque tem uma rede presa à hélice. Parodiando Pessoa: “Estudar é preciso”.

A zona de conforto é estressante, mais do que as pesquisas acadêmicas, é uma não-força  travestida de estabilidade. O que nos move é o motor que alimentamos quando estamos em contato com o conhecimento, com a informação e com a capacidade de fazer um monte de coisas, se forem de uma vez só, parabéns, mas não precisa tanto, uma coisa de cada vez está valendo, mas com o tempo sempre fora do lugar senão podemos cair na armadilha da idade. O estresse produtivo se transforma em energia para o corpo, então a gente pode se aposentar e continuar jovem.

Ricardo Mezavila.
(para Suelee)


Nenhum comentário:

Postar um comentário