Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

quinta-feira, 3 de abril de 2014

O lugar em que as coisas se encontram


Hendrix



Enxergar o halo nas pessoas não é muito comum porque requer boa vontade, desprendimento ou ópio. Mas não é impossível de se enxergar sem essas exigências, desde que se ouça uma música instigante e envolvente, John Coltrane, por exemplo. Padre José de Anchieta, ex-jesuíta, vai receber o seu ainda hoje quando Francisco assinar a sua santificação, mesmo sem nenhum milagre comprovado. Isso sinaliza o desejo da igreja em se tornar menos exigente com os candidatos.

Isto posto, podemos sugerir alguns nomes para o Vaticano. Se Jimi Hendrix fosse lançado candidato não seria nenhum absurdo, mesmo sendo considerado um “deus”, acho que não se importaria em ser somente um “santo”; ao contrário de Anchieta, fez muitos milagres com o seu instrumento, tem seguidores fieis até os dias atuais, quarenta e quatro anos depois de sua morte.

Tinha sangue cherokee e se orgulhava de seus ancestrais nativos norte-americanos; quando sua mãe morreu, o adolescente Jimi teve que criar seu irmão mais novo, seus pais eram separados; o pai de Jimi era um trabalhador humilde que retirava sucatas, nossos “catadores”, e as vendia. Foi ajudando o pai que ele encontrou um ukelele, instrumento havaiano de quatro cordas, mas que só tinha uma, e ficou encantado com o som que tirava dele.

Penso que uma das maiores qualidades de um candidato a santo é a humildade, é viver na condição que o destino desenhou, criar cores e formas para que o caminho fique mais iluminado, com mais possibilidades, menos cacete e mais tolerável.

Quando for indicar alguém para usar o Círculo de Luz, preste atenção se ele conhecia os acordes do vento; se escrevia poesia em paralelepípedos; se ficava emocionado quando uma criança começava a andar; se seus olhos brilhavam de alegria quando alguém fazia sucesso; se descia as escadas para se despedir mais uma vez de quem estava indo embora; se dizia palavras finitas para o amor infinito.

Fica a reflexão: As coisas definitivamente certas podem ser encontradas em lugares potencialmente errados.


Ricardo Mezavila.


Um comentário: