Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Figurinhas difíceis



       Depois de ter dado um chute no nosso traseiro, o Secretário Geral da FIFA Jérôme Valcke, passeia pelo país como se fosse representante do Czar da antiga Rússia, ou do Kaiser alemão. Palpite daqui, palpite dali, ele vai desfilando comentários e críticas sobre quase tudo. Ele fala dos estádios, aeroportos, hotéis, segurança, manifestações e mobilidade urbana. O prefeito Eduardo Paes devia ter pedido a opinião do secretário antes de fechar o mergulhão. É esclarecedor lembrar que o secretário é francês, seus familiares residem na França e não dependem de escolas e hospitais públicos brasileiros.

     Jérôme disse que o estádio de Brasília, o Mané Garrincha, é um dos seus preferidos,  arrancando suspiros do Chefe do Comitê Organizador Local da Copa, que se esquece que Brasília não tem time para disputar as primeiras divisões do campeonato brasileiro e que, junto com a Arena Pantanal, tende a ser o maior “White Elephant” dos já, previsão otimista, R$25,5 bi gastos para a realização da Copa, superando o orçamento da Alemanha (2006) e África do Sul (2010), juntos.

      Certamente o secretário não tem nenhuma responsabilidade das sandices que acontecem aqui, ele apenas exerce o seu trabalho. Fomos nós que nos inscrevemos para realizar a copa do mundo. Não podemos esquecer que a pressa de terminar as obras da arena Curitiba fez o governo abrir ainda mais os cofres, e que o atraso tem gerado emprego aos haitianos, que chegam toda semana para reforçar o “front” dos operários que trabalham em condições precárias e baixos salários, quando não despencam e morrem por falta de segurança.

      Enquanto isso a FIFA e a RFB (República Federativa do Brasil), vão trocando figurinhas, não aquelas como a do antigo álbum México 70, onde a figurinha de Dumitrache, jogador romeno, era a mais difícil, mas  as figurinhas com o meu, o seu, o nosso rosto, para que no apito final, no  dia 13 de julho, no Maracanã, o álbum esteja completo e a torcida feliz. Depois vamos tentar responder algumas perguntas como: Quem vai custear as despesas dos estádios sem jogos? O que farão os haitianos depois que as obras terminarem?

     Periga o álbum Brasil 2014 ficar incompleto como ficou o meu  México 70. Algumas figurinhas são difíceis e levam décadas para “saírem”, como a dos militares da bomba do Riocentro, por exemplo.

        Aliás, se alguém tiver a figurinha do Dumitrache é só ligar que eu busco, só falta ela para eu completar o meu álbum.

Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário