Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Procuram-se Virgens





Ou tem alguma coisa errada nos valores éticos, ou estou ficando moralista ou burro e, moralista eu sei que não sou. Este final de semana foi marcado pelas provas do ENEM, que equivale aos sonhos de uma geração de poder entrar na universidade, construir uma carreira que seja digna e, ao mesmo tempo, útil para sua vida profissional e para toda a sociedade. Andei pelas ruas e vi a pressa dos meninos em chegar a tempo no local da prova, alguns  pais ajudavam na tarefa de carregar o futuro nas mochilas.

O Brasil é um país onde sonhar custa caro, como se sonhar não fosse propriedade privada livre de impostos. O governo, com suas políticas empobrecidas socialmente onera a vida dos humildes impondo sacrifícios que, em qualquer outra circunstancia, não teriam a carga e o peso que tem sobre os ombros da juventude.

Em Santa Catarina uma jovem leiloa a sua virgindade e vira celebridade. A menina, vítima da educação que lhe foi oferecida, recriou uma das barbáries medievais quando o “cabaço” era moeda de troca entre famílias e a mulher era tratada como mercadoria. No Irã mulheres são colocadas nas vitrines para leilão, nesse caso quando os homens descobrem que elas não são mais virgens.

A virgindade esteve presente na história como moeda em troca de bens, terras e prestígio. A  igreja apoiava e, devia levar algum, pois prega o celibato antes do casamento. Evoluindo no tempo, a virgindade foi bandeira nas conquistas pelos direitos das mulheres na sociedade.

Os pais da moça, apesar de não concordarem, afirmaram que apoiam a decisão da filha. Outros que defendem a estudante argumentam que a virgindade deixou de ser tabu e que, por isso, não há nada de errado no modo como a pessoa decide fazer sexo pela primeira vez.

Errado ou certo? Tanto faz a resposta, mas fico imaginando a comunidade internacional estereotipando o nosso comportamento, que já tem o carimbo do turismo sexual. A jovem que negociou a virgindade, um japonês deu o lance máximo, será estrela de um evento de moda no Rio ao lado do ator Rodrigo Lombardi que, ironicamente, participa de uma novela onde o tema do tráfico de pessoas e a escravidão sexual são abordados como denúncia. A direção do evento disse que a participação da mulher mercadoria é uma “ode à liberdade”. É, eu sou burro!

Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário