Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

sábado, 9 de junho de 2012

Mug, Vick e Garganta




Operar a “garganta”, amígdalas como se escreve, ou amídalas como se fala, quando eu era criança, era tão certo quanto um dente de leite cair. Meus amigos todos operaram e depois, não sei se por recompensa dos pais ou recomendação médica, deliciavam-se com sorvetes o dia inteiro. A minha garganta era “toda inflamada” como dizia minha mãe quando eu reclamava de dor. Ainda hoje tenho que ter algumas precauções quando há mudança de temperatura.

Ter conseguido passar toda a minha infância e adolescência sem ter operado as amigdalas, talvez tenha sido a minha maior vitória. Chegar aos treze anos, todo mundo tinha treze anos em 1972, sem ter operado, equivale a um soldado voltar da guerra sem ter levado um tiro; é o mesmo que nunca ter sido assaltado no Rio. Eu atravessei no meio da guerra e recebi a minha medalha de herói.

Hoje estou com a amigdala direita doendo um pouco, desconfortável, eu acho. Mas tenho a esquerda em bom estado ainda, por enquanto. Vou a um churrasco daqui a pouco e está chovendo e a temperatura deve estar mais ou menos 20°. Não como churrasco, não que não coma carne, mas sinto mais o “gosto” da fumaça do carvão do que o da carne. Mas isso não impede que eu coma a farofa com molho à campanha.

Falando em infância na década de sessenta, lembrei de um boneco que fez muito sucesso: O MUG. Era um boneco de pano preto e de roupa xadrez. Foi criado para uma campanha publicitária, vários artistas ganharam de presente e fizeram do boneco um amuleto, diziam que trazia sorte, sua influência positiva foi um fenômeno no meio da juventude.

Outra recordação, associada à dor de garganta, era o uso do vick vaporub, sempre que eu sentia qualquer dorzinha, minha mãe aplicava o unguento na minha garganta e o alívio era certo. Li, em algum lugar, que existe uma planta que tem o cheiro do vick, vou procurar saber sua origem para trazer aqui para casa e plantar. Tem uma latinha de vick por aqui, vou passar antes de sair para o churrasco e, claro, tenho que saber onde está o Engov.

Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário