Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Exposição Saudável




Andy Warhol, cineasta e ícone do pop art, disse na década de 1960: “no futuro todos serão famosos por quinze minutos”. Ele se referia às celebridades instantâneas, geralmente anônimos, que ganham notoriedade repentina, devido a algum escândalo, programa televisivo ou algum fato de grande cobertura na mídia.

Recentemente vimos o caso Geisy Arruda, que saiu de casa, anônima, para ir a faculdade, como fazia todas as noites e, por estar vestida de maneira extravagante, foi alvo de preconceito dos alunos. Alguém filmou de um celular, as imagens pararam na Internet e a imprensa fez o resto. Não preciso nem falar do Big Brother, ?

São inúmeros os casos de popularidade instantânea “revelados” pelo youtube. A grande maioria, ou quase a totalidade, de forma bizarra e sem conteúdo. É a exposição do ridículo, da pilhéria, do aparecer por aparecer. Mas, mesmo assim, muito saudável. Se não fosse não seriam tão acessados. Qualquer pessoa, dentro do quarto, sem iluminação, técnica, roteiro e criatividade, pode tornar-se uma celebridade.

No twitter e facebook, por exemplo, os usuários vão colocando ali suas rotinas, viagens, festas, fotos, crônicas, opiniões, aquisições materiais, amores, desafetos, desabafos, pedidos de desculpas, etc. A Internet é o grande fórum mundial!

Essa exposição veio para desmistificar a imagem do “ídolo”, o todo poderoso que detinha o poder da aparição. Apesar de a qualidade das celebridades instantâneas estar aquém do que a sociedade espera, pelo menos sacia a necessidade que todos tem de fazer uma viagem ao ego.

Eu gosto de fuçar no youtube algumas pérolas musicais conhecidas, espio também o desconhecido. Garimpando, encontrei uma pérola hipnotizante: Mariana Aydar (Deixa o verão), no clipe a moça, em uma banheira coberta por maçãs canta: “esse sofá tá bom demais”. Grande youtube..............!!

Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário